TEMAS GERAIS

Agosto Lilás tem programação em Cariacica para conscientizar

Agosto Lilás tem programação especial para conscientizar sobre a violência contra a mulher

Em 01/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

A primeira ação será realizada nesta segunda-feira (4), das 12 às 14 horas, no Faça Fácil, em Santo André. No local, haverá uma mobilização com entrega de materiais informativos e orientações ao público.

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) promove uma série de ações para reforçar a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher. A programação inclui mobilizações, rodas de conversa, palestras e entrega de kits em diferentes pontos da cidade, como parte da campanha nacional Agosto Lilás. O objetivo é ampliar a conscientização da sociedade, orientar as vítimas sobre seus direitos e fortalecer a rede de apoio.

A primeira ação será realizada nesta segunda-feira (4), das 12 às 14 horas, no Faça Fácil, em Santo André. No local, haverá uma mobilização com entrega de materiais informativos e orientações ao público. Uma das iniciativas é a Cabine SOS, que simula o cenário vivido por mulheres agredidas, apresentando o áudio do Ciodes de mulheres pedindo socorro.  A cabine ficará disponível em espaço reservado, acessível aos funcionários, com o objetivo de apresentar a realidade de vítimas de violência. 

Já na terça-feira (5), será feita a entrega de kits de higiene arrecadados pela equipe do Faça Fácil. Os materiais serão destinados à Semdh para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade que ingressam no Programa Acolhe.

Entre os dias 11 e 15 de agosto, a campanha chega ao Shopping Moxuara, onde uma equipe estará em um estande com identificação do Agosto Lilás, oferecendo orientações às pessoas que se aproximarem.

A secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, destaca a importância da campanha e das ações desenvolvidas pela secretaria. 

“O Agosto Lilás é um chamado à conscientização. Queremos mostrar que a violência contra a mulher precisa ser enfrentada todos os dias, com informação, apoio e empatia. Nossa missão é garantir que nenhuma mulher esteja sozinha nessa luta”, afirmou.

Veja mais sobre a programação:

19/08 – Roda de Conversa no Creas Campo Grande
Será realizada roda de conversa com as mulheres atendidas nos CREAS abordando sobre violência contra as mulheres e dinâmicas.
Horario: 13:30h

21/08 – Palestra sobre Enfrentamento da Violência contra a Mulher na empresa COMEXPORT
Horário: 16h. (Semco/PMC)

Leia também:

Governo ES cria Comitê Integrado de Preservação da Vida
"Campanha Agosto Lilás" terá mobilizações em toda a Serra
Pogust Goodhead processa BHP, Vale e Samarco no caso Mariana
Entidades se únem contra os abusos praticados pelo Sindilimpe-ES
UNE vai puxar mobilização pela soberania e contra o extremismo
Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET