AGRICULTURA
Agropecuaristas da Serra ganham a Casa do Produtor Rural
O espaço vai centralizar atendimentos, oferecer orientações técnicas aos produtores rurais.
Em 01/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Samyr Dionizio/Divulgação/Prefeitura da Serra
Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, a Casa do Produtor Rural será administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap).
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), inaugurou na última quinta-feira (27), a Casa do Produtor Rural. Com investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o espaço que vai centralizar atendimentos, oferecer orientações técnicas, além de serviços administrativos para quem trabalha no campo. O equipamento é o primeiro feito só para o setor agropecuário da Serra e fica na BR-101, próximo à garagem da Viação Serrana.
A Casa do Produtor Rural vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e irá possibilitar que os agricultores tenham acesso a atendimento técnico especializado, orientação para questões administrativas, serviços específicos da atividade rural, emissão de documentos e apoio para as demandas de produção. O local também conta com, um auditório para cursos de capacitação e treinamentos.
O prefeito Weverson Meireles falou sobre a importância do novo espaço, ressaltando que essa entrega demonstra o compromisso da Prefeitura com a população serrana.
“Hoje entregamos muito mais do que um equipamento público. Entregamos um símbolo do nosso compromisso com quem faz a agropecuária e o agroturismo da Serra acontecer. A Casa do Produtor Rural reúne, pela primeira vez, em um único espaço, serviços, orientações técnicas e o suporte necessário para que o trabalhador do campo possa produzir melhor. Essa obra, que começou na gestão Sergio Vidigal, é parte de uma política que valoriza as famílias rurais, apoia o empreendedorismo no campo e impulsiona a economia local. Seguimos avançando, com planejamento e responsabilidade, para que cada produtor tenha na Prefeitura uma parceira permanente.”
O secretário Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca, Claudio Denicoli, destaca também a agilidade que e a facilidade que o novo equipamento traz, uma vez que possibilita aos trabalhadores rurais serranos.
“É um sonho do produtor rural da Serra ter uma casa e um lugar para chamar de seu, onde vamos concentrar serviços e oferecer orientações. Tenho certeza de que a Casa do Produtor Rural já nasce cumprindo seu propósito, que é aproximar o poder público de quem produz. Com ela abrimos novas portas para a modernização do nosso campo.”
O espaço vai reunir em um só lugar órgãos e instituições importantes para quem trabalha no campo, como a Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Produtores Rurais da Serra (Pruns), o Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural, a Associação dos Produtores Rurais da Serra (Aprumus) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também vai contar com o setor de notas fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefa).
O presidente da Associação de Produtores Rurais do Município da Serra (Aprumus), Teodoro Nascimento, destacou a importância da obra para os produtores rurais.
“Lembro quando lá atrás falamos sobre esse sonho que a gente tinha com o ex-prefeito Sergio Vidigal. Ele possibilitou essa realização que hoje o prefeito Weverson Meireles está de parabéns por realizar e entregar. É uma obra nossa, de todos os produtores rurais da Serra.”
Estrutura
Construído em um terreno com mais de 1.000 m2², o imóvel possui 335,08 m2² de área edificada, distribuídos em dois pavimentos, oferecendo uma estrutura completa para atendimento, capacitações e ações voltadas ao desenvolvimento do setor rural do município. O espaço foi planejado com foco na acessibilidade e na funcionalidade.
O imóvel possui elevador, permitindo o acesso seguro a todos os ambientes. A área externa conta com estacionamento para carros e bicicletas, pátio com pavimento intertravado e paisagismo.
Segundo a secretária de Obras, Izabela Roriz, o espaço foi pensado para apoiar o desenvolvimento da agricultura do município da Serra.
“Essa é uma obra que foi planejada com muito carinho para oferecer não apenas um ambiente moderno, mas também acessível, funcional e totalmente preparado para atender às demandas dos nossos agricultores. A Casa do Produtor Rural foi pensada para apoiar o desenvolvimento da agricultura do nosso município, garantindo um ambiente adequado para capacitações, atendimentos e ações que impulsionem quem trabalha e produz na Serra.”
No pavimento térreo, os produtores rurais encontrarão recepção, área de circulação, auditório, copa, escritório, sala de agroturismo e banheiros, incluindo unidades adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCD), tanto no masculino quanto no feminino. Já o primeiro pavimento conta com três escritórios e banheiros PCD, ampliando a capacidade de atendimento e suporte técnico oferecido pela secretaria responsável.
Para garantir conforto e segurança, o prédio dispõe de climatização, equipamentos de combate a incêndio, cabeamento estruturado e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Leia também:
> Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações
> Agroecologia avança em oito municípios capixabas
> Incaper lança cartilha sobre tecnologia de cultivo de abacaxi
> Vila Velha inaugura agroindústria de beneficiamento de mel
> Guarapari sedia a maior feira de agronegócios da região
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












