CULTURA
Ailton Krenak será atração no Parque Casa do Governador
Todas as atividades oferecidas pelo Parque Cultural Casa do Governador serão gratuitas.
Em 10/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Hélio Filho/Divulgação/Secom/ES
Ailton Krenak, ativista político indígena, professor, filósofo, poeta, contador de histórias e escritor, autor de obras fundamentais como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “Futuro Ancestral”, que declarou que o planeta é um único organismo, será uma das principais atrações da programação do Parque Cultural Casa do Governador.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Instituto ArteCidadania anunciaram a intensa programação de 2025 do Parque Cultural Casa do Governador, espaço de arte, sustentabilidade e educação em Vila Velha. O evento teve a presença do governador Renato Casagrande e do pensador e ativista indígena Ailton Krenak, curador do seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, um dos destaques da programação.
Ao longo de 2025, serão realizadas mais de 750 atividades, incluindo visitas mediadas ao acervo de esculturas, a aquisição de novas obras de arte, o lançamento do primeiro catálogo do acervo de esculturas, a inauguração de uma galeria dedicada a exposições temporárias, uma vasta programação de espetáculos artísticos, o talk-show De Conversa em Conversa e uma grande oferta de oficinas e cursos de formação, entre outras atrações.
Atividades gratuitas
Todas as atividades oferecidas pelo Parque Cultural Casa do Governador são gratuitas. O Governo do Estado espera receber em 2025 um público superior a 120 mil pessoas no espaço, que tem 93 mil metros quadrados e funciona de terça a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos, das 8h às 15h.
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado, no bairro Praia da Costa. O espaço tem a programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação. Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo com um acervo de obras permanentes e temporárias.
Curiosidade
Casagrande ressaltou que o Parque Cultural é um espaço em que a população tinha curiosidade de saber o que tinha atrás desses muros.
“Tomamos a decisão de compartilhar esse espaço maravilhoso em que a população tinha curiosidade no que tinha atrás desses muros. Poder apresentar uma programação com diversas atividades culturais é uma grande alegria. Iniciamos a gestão do Parque Cultural de forma amadora, mas agora estamos profissionalizando. Teremos novidades como, por exemplo, o seminário do Ailton Krenak e também uma galeria onde ficava o gabinete do governador, ou seja, um local que era fechado para reuniões esporádicas e que se torna mais uma opção de exposição cultural."
Ailton Krenak, ativista político indígena, professor, filósofo, poeta, contador de histórias e escritor, autor de obras fundamentais como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “Futuro Ancestral”, declarou que o planeta é um único organismo.
“O planeta é um único organismo. Quando a gente convoca a ideia de falar dessa natureza, e usando o termo desnaturada, é uma chamada para o afastamento que as nossas práticas e as nossas experiências, inclusive culturais, produziram ao longo de todo período moderno, desde a industrialização.”
Programação
A programação terá oficinas, vivências e debates em torno do tema principal, com convidados como Sidarta Ribeiro, Nuriti Bensusan e Fabio Scaran, além do próprio Krenak. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas. É um ciclo de conversas entre cientistas, artistas e pensadores indígenas e quilombolas. Serão disponibilizados 500 ingressos gratuitos para cada dia. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (10) pelo site.
O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, declarou que ter Ailton Krenak nessa nova fase do Parque Cultural, tem um peso muito especial.
“Ter Ailton Krenak com a gente nessa nova fase do Parque Cultural, trazendo de forma tão especial a segunda edição do ciclo Desnaturada, tem um peso muito especial. Os temas e a sensibilidade de Krenak nos inspiram e enriquecem a nossa tão plural programação de 2025.”
Ingressos:
Os ingressos para as atividades podem ser obtidos por meio da plataforma Inti, no LINK
Leia também:
> Casa Cousa: Novo centro cultural será inaugurado em Vitória
> PMC lançará plataforma para cadastrar artistas do município
> Santa Jazz acontecerá entre 13 e 15 de junho em Santa Teresa
> Mês do teatro tem atrações em Anchieta até domingo (30)
> Coro Vocali abre inscrições para participantes em Linhares
> Biblioteca Municipal de Vitória faz ação para incentivar a leitura
> Feira de Arte Indígena acontecerá na Rua da Lama, em Vitória
> Cachoeiro promove capacitação para comunidades tradicionais
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













