POLÍTICA CAPIXABA

Aprovado PL com diretrizes para uso de bikes elétricas em Vitória

Após a aprovação do Projeto de Lei, Aylton Dadalto destacou que a medida vai organizar o trânsito.

Em 20/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Vitória

A proposta é de autoria do vereador de Vitória, Aylton Dadalto (Republicanos), e busca a circulação segura para pedestres, ciclistas e condutores de veículos nos espaços urbanos.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O projeto de autoria do vereador Aylton Dadalto (Republicanos) foi aprovado na Sessão da Câmara de Vereadores de Vitória, desta terça-feira, 20 de maio. A utilização de bikes elétricas nos centros urbanos tem sido debatida entre especialistas e sociedade geral. Apesar de ser uma alternativa de locomoção, o uso inconsciente tem causado acidentes.

O meio de transporte moderno e sustentável é o queridinho de muitos que buscam agilidade e praticidade em áreas urbanas e grandes centros. Buscando promover a circulação segura, sustentável e cidadã de bicicletas elétricas, o vereador de Vitória Aylton Dadalto (Republicanos) propôs a lei Bike Legal.


Aylton Dadalto detalhou que o Projeto de Lei também estabelece equipamentos obrigatórios para a utilização das bicicletas elétricas. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Vitória

Após a aprovação do Projeto de Lei, Dadalto destacou que a medida não visa proibir nada, pelo contrário, vai ajudar a organizar o trânsito na cidade.

"O Projeto de Lei versa e como poderemos melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade. Lembrando, não queremos proibir nada, pelo contrário queremos organizar o trânsito da nossa cidade. O PL complementa a legislação federal sem ultrapassar qualquer limite legal e propõe medidas que se adequam à realidade de Vitória."

O projeto define regras para fiscalizar o limite de velocidade para circulação em ciclovias, ruas e calçadas, seguindo as Resoluções do Contran, órgão técnico competente para regulamentação.

Aylton Dadalto detalhou também que o  projeto estabelece equipamentos obrigatórios para a utilização das bicicletas, como luzes, campainha e sinalização adequada, ocasionando maior segurança. Outra iniciativa é a criação da Semana Municipal da Bike Legal, que terá campanhas educativas para conscientização dos usuários.

“Outra proposta é a criação do selo Escola Cidadã para escolas e empresas que investem em educação no trânsito, um cadastro municipal opcional para melhorar a segurança e o planejamento, e a possibilidade de parcerias com empresas e o Detran para ações de conscientização.”

Ainda segundo Dadalto, o PL está em conformidade com as competências do vereador, abordando temas de interesse local, como mobilidade urbana e educação de trânsito. Segundo ele, a proposta reforça a importância da conscientização para a diminuição de acidentes de trânsito durante o Maio Amarelo.

“Vivemos em uma cidade que cresce e se transforma, e com esse crescimento, aumenta também a complexidade do trânsito. É imprescindível que todos os usuários das vias públicas compreendam seus direitos e deveres para garantir um trânsito mais seguro, humano e responsável.” (Por Ivy Paraguassu Coutinho/AsImp)

Leia também:

Governo ES entrega obra de recapeamento em Marilândia
Governo ES anuncia agência para atração de investimentos
Governo ES investe em infraestrutura urbana em Nova Venécia
Governo ES inaugura obras de recapeamento de rodovias
Governo ES inaugura reforma de quadra em Cachoeiro 
Governo do Estado autoriza nova obra de adaptação climática

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET