TEMAS GERAIS

Aracruz inicia Operação Salvamar com reforço à segurança

A Prefeitura de Aracruz inicia a Operação Salvamar com um reforço à segurança nas praias

Em 03/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

Mesmo com a oferta de 60 vagas previstas no Edital nº 022/2025, o número atual de profissionais aptos permite, de imediato, a ativação de dez postos de salvamento ao longo do litoral aracruzense.

A Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, deu início oficial às atividades da Operação Salvamar – Temporada 2025/2026. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (1), durante uma solenidade de boas-vindas realizada no quartel da Corporação, reunindo os 27 guarda-vidas habilitados até o momento.

Mesmo com a oferta de 60 vagas previstas no Edital nº 022/2025, o número atual de profissionais aptos permite, de imediato, a ativação de dez postos de salvamento ao longo do litoral aracruzense. Conforme o convênio vigente, a definição dos postos e a supervisão direta das equipes são atribuições exclusivas do Corpo de Bombeiros, que aplica critérios técnicos pautados no grau de periculosidade de cada trecho de praia e na disponibilidade de guarda-vidas.

Postos de salvamento ativados nesta primeira etapa:

  • Barra do Sahy: Riozinho Blanck, Caniço e Riozinho Guaxindiba,
  • Putiri,
  • Praia dos Padres,
  • Mar Azul,
  • Sauê,
  • Coqueiral,
  • Balsa (Pontal do Piraquê-Açu),
  • Santa Cruz.

Durante a abertura da temporada, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) participaram da programação e reforçaram aos guarda-vidas orientações sobre as Áreas de Proteção Ambiental (Apas) e a Reserva de Vida Silvestre (Revis) existentes no município. Os profissionais que atuarão nesta Temporada receberam informações sobre manejo adequado da fauna marinha e a preservação das áreas de restinga, reforçando a importância da atuação integrada entre segurança e conservação ambiental.

O secretário de Turismo e Cultura, Carlos Bravo, destacou a relevância da operação para o fluxo turístico do município. 

“A temporada de verão é um dos períodos mais importantes para Aracruz. Garantir equipes de guarda-vidas bem preparadas e distribuídas pelos nossos balneários é fundamental para oferecer segurança aos moradores e visitantes. Estamos trabalhando de forma integrada para que todos desfrutem das praias com tranquilidade e responsabilidade”, disse.

Já o prefeito Dr. Coutinho reforçou o compromisso da gestão com a prevenção e o cuidado com a população. 

“A Operação Salvamar é uma das ações mais importantes que realizamos no verão, porque ela protege vidas. Sabemos o quanto nossas praias recebem famílias inteiras nesse período e, por isso, cada decisão é tomada com muito cuidado. Estamos garantindo que a operação comece com segurança e reabrindo o edital para reforçar a equipe. Nosso compromisso é oferecer um litoral organizado, acolhedor e seguro para todos que vivem e visitam Aracruz”, comentou. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

MPF pede anulação de licença ambiental da Petrobras 
Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país
Contran aprova retirar exigência de autoescola pra CNH
OAB-ES lança primeiro banco público de laudos técnicos do país
Expectativa de vida sobe para 76,6 anos, a maior registrada
Governo anuncia mais R$ 3,3 bi para reconstrução do RS

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET