DIREITOS HUMANOS

Aracruz recebe Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas

Aracruz recebe o Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas de enfrentamento à violência.

Em 03/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

O objetivo é incentivar e fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios capixabas, garantindo mais efetividade às ações de prevenção, atendimento e proteção.

Nesta sexta-feira (5), às 9h30, em frente ao Gabinete do Prefeito, a Prefeitura de Aracruz vai receber o “Kit Mulher Viva+”, da Secretaria de Estado das Mulheres (SESM). A iniciativa contempla a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) com um carro zero quilômetro, um notebook e um datashow, equipamentos para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência de gênero e na promoção dos direitos das mulheres.

Aracruz foi contemplada pelo edital do projeto Fortalece MulherES, uma ação estruturante da Secretaria Estadual das Mulheres, integrante do Programa Mulher Viva+, que por sua vez faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é incentivar e fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios capixabas, garantindo mais efetividade às ações de prevenção, atendimento e proteção.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, os novos equipamentos permitirão maior eficiência e alcance nas atividades da rede de atendimento. 

“Esse kit representa um avanço concreto na estruturação dos OPMs em Aracruz. O carro zero quilômetro facilitará os deslocamentos da equipe para atendimentos e visitas técnicas; já o notebook e o datashow vão potencializar a realização de capacitações, campanhas educativas e projetos de prevenção. São ferramentas que qualificam o trabalho e ampliam o impacto das políticas públicas voltadas às mulheres”, comentou. 

A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, reforçou o caráter técnico da conquista e a importância de integrar o município às iniciativas estaduais. 

“A participação de Aracruz no projeto Fortalece MulherES é resultado de um planejamento estratégico alinhado às diretrizes do Estado. Esse movimento demonstra que, ao elaborarmos planos consistentes e executáveis, conseguimos captar recursos e estruturar políticas públicas que fortalecem direitos e consolidam uma rede de proteção efetiva para as mulheres”, pontuou.

Já o prefeito Dr. Coutinho destacou a dimensão social e humana do momento. 

“Mais do que equipamentos, o Kit Mulher Viva+ representa cuidado e compromisso. Cada recurso entregue aqui hoje vai ajudar a salvar vidas, a oferecer acolhimento e a construir oportunidades para mulheres que enfrentam situações de violência”

Os itens entregues serão utilizados exclusivamente em atividades como atendimentos diretos, ações de formação, campanhas educativas e projetos de prevenção à violência de gênero, conforme o plano de ação apresentado pela cidade no momento da inscrição. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Violência digital contra mulheres atinge níveis alarmantes
Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025
Banco de Alimentos busca parcerias para ampliar doações
Ônibus Rosa estará na Prainha entre terça (19) e sexta (22)
Serra se mobiliza para levar cuidado e direitos à população
Brasil institui política nacional com foco na primeira infância

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET