ECONOMIA NACIONAL
Atividade econômica (IBC-Br) recuou 0,5% no mês de julho
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) recuou 0,5% em julho, na comparação com junho.
Em 15/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
De acordo com a autoridade monetária, o setor que apresentou maior recuo foi o industrial (1,1%). Já o IBC-BR do setor agropecuário recuou 0,8%.
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) recuou 0,5% em julho, na comparação com junho. De acordo com o Banco Central, é a terceira retração consecutiva do indicador, calculado já com o ajuste sazonal.

De acordo com a autoridade monetária, o setor que apresentou maior recuo foi o industrial (1,1%). Já o IBC-BR do setor agropecuário recuou 0,8%. No caso do setor de serviços, foi observada uma retração de 0,2%.
Na comparação com julho de 2024, o IBC-Br apresentou alta de 1,1%. No acumulado de 12 meses (período finalizado em julho), a alta apresentada ficou em 3,5%. No período compreendido entre janeiro e julho, o resultado foi também de alta de 2,9%.
Nessas duas situações, não é necessário que o cálculo seja feito com ajuste sazonal, uma vez que se tratam de períodos correspondentes.
O cálculo com ajuste sazonal é feito quando os períodos referenciais apresentam diferenças com relação ao número de dias úteis ou oscilações típicas de algumas atividades, em especial, relativas a picos de produção. (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)
Leia também:
> Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
> Governo divulga produtos prioritários do Brasil Soberano
> Setor de serviços cresce 0,3% no mês de julho, mostra IBGE
> Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024
> Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro
> Em 2 anos, 6,55 milhões de famílias deixaram linha da pobreza
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













