EDUCAÇÃO
Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem inicia quarta
Rede Estadual se prepara para uma etapa da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem
Em 30/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Governo/ES
O exame tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das habilidades consideradas prioritárias nas Rotinas Pedagógicas Escolares (RPEs) e oferecer um retrato fiel do processo de aprendizagem.
A Rede Pública Estadual se prepara para mais uma etapa da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), que chega à sua 3ª edição em 2025. A aplicação começa nesta quarta-feira (1º) e segue até quinta-feira (2), mobilizando milhares de estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. O exame tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das habilidades consideradas prioritárias nas Rotinas Pedagógicas Escolares (RPEs) e oferecer um retrato fiel do processo de aprendizagem.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a AMA vai além de um instrumento de aferição, consolidando-se como uma ferramenta de apoio ao trabalho pedagógico e de fortalecimento do ensino.
“Ao olharmos para os resultados da avaliação, conseguimos identificar avanços, reconhecer os desafios e, principalmente, planejar estratégias que contribuam para que cada estudante aprenda mais e melhor”, afirmou.
A gerente de Avaliação da Sedu, Bianca Silva Santana, ressaltou que os resultados da 2ª edição, realizada em julho, já apontaram avanços significativos em Língua Portuguesa e Matemática, evidenciando o engajamento dos estudantes e o compromisso das escolas em promover melhorias contínuas.
“Para os alunos, o momento da avaliação é também uma oportunidade de vivenciar experiências que os preparam para avaliações externas de grande alcance, como o Saeb e o Paebes, que servem de parâmetro para o diagnóstico da educação em todo o Estado e no País”, acrescentou.
Nesta edição, a aplicação das provas seguirá a realidade de cada escola. Os estudantes do 5º ano farão a avaliação em formato impresso, enquanto os demais terão acesso preferencialmente ao formato digital, disponível na Plataforma Avaliação e Monitoramento. Quando necessário, também será garantida a versão impressa, reforçando a importância da equidade no processo.
Para mais informações, acesse o Guia das Avaliações Externas no Espírito Santos ou confira o infográfico da AMA. (As informações são da Sedu)
Leia também:
> Com premiação: já está no ar a olimpíada virtual de Matemática
> Educação abre inscrições de curso de Libras para servidores
> "Brasil será soberano pela educação", diz Lula na corrida MEC
> Educadores do DF visitam escolas privadas do Espírito Santo
> Viana alcança 91% de alunos leitores na avaliação de Fluência
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












