DR-ANIMAL

Cachoeiro se prepara para implantar o Programa PET Vida

Objetivo é garantir o bem-estar animal, promover saúde e fortalecer a guarda responsável

Em 10/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Em Cachoeiro, os procedimentos administrativos para a execução do programa já estão em fase avançada.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), avança na implantação do Programa PET Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo garantir o bem-estar animal, promover a saúde pública e fortalecer a guarda responsável de cães e gatos em todo o território capixaba.

>> Campanha alerta sobre os riscos das ruas para os gatos

Coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o PET Vida oferecerá, gratuitamente, uma série de serviços essenciais, como castração, vacinação antirrábica, vermifugação, atendimento veterinário básico, microchipagem e ações educativas voltadas à proteção e aos cuidados com os animais.

Em Cachoeiro, os procedimentos administrativos para a execução do programa já estão em fase avançada. Neste momento, está sendo realizado o cadastramento das famílias beneficiárias, com prioridade para aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), conforme as diretrizes estaduais. Também está em andamento a habilitação das clínicas veterinárias que serão responsáveis pelos atendimentos.

Além disso, a Prefeitura está organizando uma agenda pública de castrações e ações itinerantes para atender não apenas os moradores da sede, mas também os distritos e comunidades do interior do município.

A coordenadora executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, Aline Barbieri, destaca a importância do programa para o município.

“Estamos muito felizes com a chegada do Programa PET Vida em Cachoeiro. Essa é uma conquista significativa, especialmente para protetores independentes e para as famílias em situação de vulnerabilidade, que amam seus animais, mas muitas vezes não têm condições de garantir os cuidados veterinários necessários. Nosso compromisso é com a transparência, o cuidado e o respeito à vida dos animais. Cuidar deles é também cuidar da saúde pública e da dignidade das famílias cachoeirenses”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro do Carmo, também ressaltou os impactos positivos da iniciativa.

“O PET Vida representa um grande avanço nas políticas públicas voltadas à causa animal em Cachoeiro. Além de promover o bem-estar dos animais, contribui para a prevenção de zoonoses, reduz o abandono e reforça o compromisso da administração municipal com a saúde pública e com as famílias mais vulneráveis”.

A divulgação oficial do cronograma de inscrições e atendimentos será realizada pelos canais oficiais da Prefeitura assim que o calendário estadual for liberado. Enquanto isso, a equipe da coordenadoria segue empenhada para garantir que o programa seja implantado de forma eficiente, organizada e acessível a todos que precisam.

A população pode obter mais informações diretamente na Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Avenida Monte Castelo, nº 60, bairro Independência. O contato também pode ser feito pelos canais da Ouvidoria Municipal, pelo número 156.

Fique atento às atualizações pelas redes sociais e canais oficiais da Prefeitura. (Secom/PMCI)

Leia também:

Campanha alerta sobre os riscos das ruas para os gatos
Saúde da Serra inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2025
Feira de adoção do “É o Bicho!” acontece neste sábado (5)
Sábado (12) tem adoção de cães na praça de Campo Grande
Prefeitura de Linhares inicia campanha de vacinação antirrábica
Sábado tem vacinação antirrábica nos distritos de Cachoeiro

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET