TEMAS GERAIS

"Campanha Agosto Lilás" terá mobilizações em toda a Serra

As ações no município serão com foco na proteção das mulheres e no enfrentamento à violência.

Em 01/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Divulgação/Prefeitura da Serra

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Lilian Mota, reforça que agosto é o momento de intensificar a luta contra a violência de gênero, celebrando a Lei Maria da Penha, que é pioneira no Brasil e no mundo.

Agosto chega com um chamado urgente: fortalecer a luta contra todas as formas de violência contra as mulheres. Na Serra, o Agosto Lilás ganha força com uma ampla programação coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), que mobiliza uma grande rede de apoio e promove ações de sensibilização em diversos territórios.

Ao longo do mês, a Seppom estará presente em escolas, bairros, instituições públicas e privadas, promovendo rodas de conversa, oficinas de capacitação, seminários, panfletagens educativas e também ações direcionadas ao público masculino — reforçando que o enfrentamento à violência de gênero é uma responsabilidade coletiva.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Lilian Mota, reforça que agosto é o momento de intensificar a luta contra a violência de gênero, celebrando a Lei Maria da Penha, que é pioneira no Brasil e no mundo.

“Comemorar o 7 de agosto tem um valor simbólico e imprescindível. A Prefeitura da Serra não se omite diante dessa realidade; ao contrário, assumimos uma postura firme. Estamos levando uma grande onda lilás a cada canto da cidade — nas escolas, instituições e lares — para promover enfrentamento, acolhimento e resistência. A Serra quer, de fato, ser um lugar livre da violência contra a mulher.”

Ações diversas

A campanha Agosto Lilás na Serra chega com uma programação intensa de conscientização, mobilização e cuidado com as mulheres. Entre as ações de destaque, está a Onda Lilás, que será iniciada no dia 1º de agosto, com a iluminação de aparelhos públicos na cor símbolo da campanha, promovendo visibilidade e sensibilização social sobre a violência contra a mulher.

No dia 3 de agosto, durante a Corrida da Saúde, será realizado o Circuito da Mulher, com atividades de conscientização e lazer, como o Curso de Colar com Fio de Malha e a Oficina de Tranças.

Já no dia 7 de agosto, data que marca o aniversário da Lei Maria da Penha, será anunciado mais um equipamento de proteção às mulheres no Terminal de Carapina, além de panfletagem e ações educativas voltadas à promoção dos direitos femininos.

Outro ponto alto da programação será a 27ª edição do Serra + Cidadã, no dia 9 de agosto, no bairro Jardim Carapina. Em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR), o mutirão contará com a presença da Seppom, oferecendo orientações, atendimentos e informações sobre a rede de proteção.

Também estão previstas atividades como o Seminário Agosto Lilás, que acontece no dia 21 de agosto, e ações de capacitação e geração de renda, com abertura de novas turmas dos cursos de alisamento capilar, extensão de cílios, design de sobrancelhas e produção de salgados. As formações são realizadas em parceria com o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (Cramvis) e as Casas da Rosa, de Jacaraípe e Feu Rosa.

Leia também:

Pogust Goodhead processa BHP, Vale e Samarco no caso Mariana
Entidades se únem contra os abusos praticados pelo Sindilimpe-ES
UNE vai puxar mobilização pela soberania e contra o extremismo
Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça
Prefeitos se unem pela volta do Trem das Montanhas Capixabas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET