EDUCAÇÃO

Carteira Nacional do Professor garante descontos em eventos

Professores da rede pública e privada terão descontos em eventos como cinema, teatro e shows. 

Em 12/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Ricardo Stuckert/PR/(By Agência Brasil)

A nova Carteira Nacional de Docente no Brasil, emitida pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores da rede pública e privada descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (11) a lei que institui a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB).

O novo documento de identidade funcional, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores da rede pública e privada descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. 

Com a sanção, a CNDB deve começar a ser emitida no mês que vem, a partir do dia 15 de outubro, Dia Nacional do Professor.

Durante evento de sanção do projeto de lei, no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que, antes, para garantir a meia entrada, o professor precisava apresentar o contracheque impresso.

"Muitas vezes, o professor chegava pra mim e dizia: ministro, às vezes, quando eu vou ao cinema, e que tenho que provar que sou professor, para garantir a meia-entrada, tenho que levar o meu contracheque impresso na mão, ou o holerite, como algumas pessoas conhecem. Portanto, a carteira nacional docente brasileira vai ser uma forma de reconhecer."

Santana é o autor da proposta legislativa que cria a nova carteira profissional. A medida tramitou no Congresso Nacional ao longo dos últimos meses e foi aprovada em agosto pela Câmara dos Deputados.

"Por que o advogado pode ter a carteira, por que o médico pode ter a carteira, por que o engenheiro pode ter a carteira e o professor não pode ter uma carteira bonita para reconhecer o papel desse profissional? Portanto, a partir de hoje, com essa sanção, vamos garantir que todo o professor, que tenha vínculo com alguma instituição, seja do ensino fundamental, ensino médio, da universidade ou instituto federal, ele vai ter a garantia dessa carteira nacional docente, por lei", acrescentou o ministro.      

O ministro também informou que cada profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade, e descontos de 15% em hotéis, por meio de um convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).

Emissão da carteira

A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente, aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para a emissão da carteira, a partir de outubro, o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados podem usar a conta da plataforma Gov.br com CPF e senha cadastrados. (Por Pedro Rafael Vilela - da Agência Brasil)

Leia também:

Profissionais da educação dão início ao Curso de Libras 2025
Dança, inglês e redes sociais: Serra abre inscrições para cursos
Educadores vão à Coreia do Sul conhecer modelo educacional
Viana se destaca como referência na Educação no Estado
Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário
Serra prorroga prazo para cursos de beleza e gastronomia

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET