MEIO AMBIENTE

Coleta de isopor para reciclagem começa a ser realizada

A Prefeitura de Vila Velha criou um ponto para o recolhimento de isopor para reciclagem.

Em 12/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Após o recolhimento, o material também será armazenado e encaminhado à Associação Revive, responsável pelo processo de reciclagem.

A Prefeitura de Vila Velha criou um ponto para recolhimento de isopor na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - Revive, localizada na Rua Três, nº 8, em Novo México. Além desse ponto, os condomínios cadastrados na Coleta Seletiva agora também poderão separar o isopor para serem descartados corretamente.

Após o recolhimento, o material também será armazenado e encaminhado à Associação Revive, responsável pelo processo de reciclagem. O novo serviço, que se soma aos já existentes para vidro, pneus e resíduos secos e orgânicos, entre outros, visa adequar o município às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O objetivo é fazer com que Vila Velha assuma protagonismo também no descarte e destinação correta do isopor, que é 100% reciclável se separado de forma adequada”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento.

Como descartar corretamente?
 
É importante saber diferenciar o Isopor (EPS) que é 100% reciclável do (XPS) que não é reciclável.
 
O EPS tem aquela aparência de bolinhas brancas unidas e, pode ter densidade mais leve ou mais pesada. É muito usado na construção civil, papelaria, embalagens de eletrodomésticos entre outros.
 
O XPS não reciclável é um material parecido com textura lisa e uniforme. Ele tem alta resistência à umidade e boa densidade, sendo muito usado em embalagens finas.(Semcom/PMVV)

Leia também:

Lula sanciona lei do licenciamento ambiental com 63 vetos
40 aves silvestres de diferentes espécies foram resgatadas
Tecnologia de satélite revoluciona combate ao desmatamento
Ilha capixaba aumenta flora nativa e é modelo de restauração
Lula critica incentivos financeiros para combustíveis fósseis
Brasil recupera lugar de potência ambiental, diz Marina Silva

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET