AGRICULTURA
Construção de barragens reforçam a segurança hídrica
Construção de pequenas barragens reforçam a segurança hídrica no meio rural em Aracruz
Em 28/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
Os produtores interessados devem procurar a sede da Secretaria, localizada no Parque de Exposições de Aracruz, onde irão receber as orientações necessárias para iniciar o processo.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Para garantir a segurança hídrica, impulsionar a agricultura local e promover o desenvolvimento sustentável, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) está implantando o projeto de construção de pequenas barragens em propriedades rurais do município.
>> Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica
A iniciativa visa ampliar a capacidade de armazenamento de água nas propriedades, assegurando melhores condições para o cultivo agrícola, utilização para irrigação, criação de animais, contribuindo com psicultura e sendo um importante aliado em períodos de estiagem e também, na preservação de nascentes.
Os produtores interessados devem procurar a sede da Secretaria, localizada no Parque de Exposições de Aracruz, onde irão receber as orientações necessárias para iniciar o processo. Cada solicitação será avaliada individualmente, considerando as características específicas do terreno. Os produtores precisam apresentar projeto técnico e a documentação necessária para a liberação da construção da barragem.
Para Almir Vianna, secretário da pasta, o projeto reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável do meio rural.
“A construção dessas pequenas barragens beneficia diretamente nossos produtores, garantindo uma fonte estratégica de água para a agricultura. Isso impacta positivamente a geração de renda, a segurança alimentar e a adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos períodos de seca”, destacou.
Almir ainda explica como irão funcionar os trâmites dos processos.
“Após a solicitação formal, os projetos passarão por uma avaliação técnica na Semap, garantindo que cada obra seja planejada e executada da melhor forma para atender às necessidades dos produtores”, concluiu.
Barragens já construídas
Em 2025, a Semap já registra a construção de duas barragens, com a meta de encerrar o ano com 25 pequenas barragens concluídas. A primeira foi construída na região de Córrego Alegre e, atualmente, os trabalhos estão sendo realizados na comunidade de Três Irmãos, em Guaraná. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)
Leia também:
> Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica
> ES atualiza estratégias de contingência da influenza aviária
> Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025
> ES inicia colheita do café conilon com expectativa de recorde
> Governo ES entrega máquinas e equipamentos para Guaçuí
> PMC: Novo equipamento potencializará produção de café
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












