ESPORTE CAPIXABA

Copa Vem Com Elas será na aldeia tupinikim de Caieiras Velha

Edição da Copa Vem Com Elas promoverá futebol feminino e cultura indígena em Aracruz.

Em 17/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Coletivo Vem Com Elas

A primeira edição da Copa Vem Com Elas contará com seis equipes representando aldeias tupinikim e guarani do território indígena de Aracruz.

Nos dias 25 e 26 de outubro, na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz (ES), receberá a primeira edição da Copa Vem Com Elas, torneio de futebol feminino que celebra o Outubro Rosa e reúne mulheres indígenas em atividades de esporte, saúde e valorização cultural. A iniciativa é do Coletivo Vem Com Elas e conta com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

A Copa contará com seis equipes representando aldeias tupinikim e guarani do território indígena de Aracruz. Além da competição de futebol society (fut7), a programação inclui sorteios de brindes, pinturas corporais com grafismo indígena, apresentações culturais, mostra de artesanato e palestra sobre saúde da mulher.

Marcela Marculino, treinadora física e integrante do coletivo, ressalta que a Copa Vem Com Elas representa muito mais que um torneio.

“É um encontro de forças, em que mulheres de diferentes aldeias se unem, trazendo consigo a ancestralidade, a coragem e a garra da mulher indígena. Creio que não será um encontro no campo, ou apenas jogar o futebol: estarão reafirmando a identidade,a união e a certeza de que juntas somos ainda mais fortes.”

Vanessa Neves Coutinho, gestora de produção e integrante do coletivo, destaca o papel do esporte para a saúde integral das mulheres indígenas:

“As atividades físicas previnem doenças crônicas, diabetes e melhoram a saúde mental, através da redução da ansiedade e depressão. Ainda fortalecem o vínculo cultural dentro do território, unindo nossas crenças, identidades e sororidade.”

Já Mosane Pereira Santana, gestora administrativa do projeto, ressalta o impacto que a prática pode gerar.

“Quando conseguimos atingir a mentalidade das mulheres, a transformação é enorme: viram profissionais melhores, mães mais felizes e mulheres mais ativas.”

Corpos femininos

Criado a partir de uma demanda por atividades físicas de mulheres indígenas, o Coletivo Vem Com Elas cresceu a partir da roda de  conversa e ações de promoção da saúde.

“Somos aquelas que sustentam famílias, aldeias e comunidades, e por isso entendemos a importância de criar um espaço onde também possamos ser cuidadas, fortalecidas e reconhecidas”, aponta Marcela.

O coletivo, que além das atividades regulares, já realizou três gincanas, agora ganha estrutura inédita com recursos do MPI, permitindo novas atrações e premiação para as equipes participantes.

“O coletivo começou com apenas cinco mulheres e hoje já temos 40 envolvidas. Com a Copa, conseguimos incentivar quem estava afastada dos exercícios a voltar a praticar atividades físicas e se conectar com as tradições, por meio da dança, da pintura corporal e do esporte. Tudo isso ajuda a fortalecer a autoestima e a identidade”, afirma Mosane.

A Copa Vem Com Elas também promove o intercâmbio entre aldeias, a ocupação feminina dos espaços esportivos e a integração da cultura tradicional a práticas de cuidado e lazer.

“Esperamos que a Copa possa criar experiências imersivas, promovendo inclusão e diversidade, resgatando e valorizando as tradições dentro do nosso território e município”, aponta Vanessa.

Em sua primeira edição, o evento conta com apoio da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG), Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Instituto Indígena Cocar, Aba Oiepengatu, Alfa Gestão de Projetos, vereador Vilson Jaguareté e Prefeitura Municipal de Aracruz.

Serviço:
Copa Vem Com Elas
Onde: Área de festa da Aldeia Caieiras Velha (ao lado da escola municipal), Aracruz (ES)
Quando: Sábado (25/10), das 7h às 17h, e domingo (26/10), das 8h às 16h30
Mais informações no Instagram do coletivo: www.instagram.com/vem_com_elas__ .

Programação

Sábado, 25 de outubro
7h - Recepção dos times
8h - Abertura com grupo de arqueiros, apresentação dos times e entrega dos coletes
8h40 - Início da competição
12h - Intervalo
13h - Retorno do intervalo
13h30 - Retorno da competição
16h30 - Anúncio dos times classificados para a semifinal
17h - Finalização do 1º dia - Show com Garotão do Forró

Domingo, 26 de outubro
8h - Recepção dos times
9h - Semifinais
10h30 - Apresentação cultural - Curumins Guerreiros
11h - Outubro Rosa - Palestra sobre prevenção contra o câncer
12h - Almoço coletivo
13h30 - Retorno do almoço
14h - Zumba com Magno
15h - Jogo da final
16h - Encerramento - Apresentação do Mestre Mizinho, premiações e agradecimentos
16h30 - Show com Amanda Cantora
19h30 - Show com Trio Mar Azul.
(Por Vitor Taveira Rocha/AsImp)

Leia também:

Nova Palestina terá Torneio Furingo Vix neste sábado (18)
Evento na praia de Vila Velha terá meditação, tai chi chuan
Abertas inscrições para aulas de mountain bike em Cariacica
Orla de São Pedro terá modalidades esportivas no sábado (18)
Cariacica Saudável oferta 80 vagas para aulas de Jiu-Jitsu

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET