CIDADE
Cuidado com as pessoas marca os 100 dias do governo de Ferraço
A Prefeitura de Cachoeiro divulgou o balanço dos 100 dias da gestão de Theodorico Ferraço,
Em 11/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
O balanço divulgado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apresenta um conjunto de ações executadas entre janeiro e início de abril de 2025, que demonstram o compromisso da atual administração na aproximação com a população, fortalecimento dos serviços públicos, responsabilidade fiscal e valorização dos servidores.

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A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim divulgou nesta sexta-feira (11) o balanço dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Theodorico Ferraço e do vice-prefeito Júnior Corrêa. O relatório apresenta um conjunto de ações executadas entre janeiro e abril de 2025, que demonstram o compromisso da atual administração com o fortalecimento dos serviços públicos, responsabilidade fiscal, valorização dos servidores e aproximação com a população.
O prefeito Theodorico Ferraço disse que o trabalho realizado é apenas o começo de uma nova fase para Cachoeiro de Itapemirim.
“O que realizamos nesses primeiros 100 dias é resultado de planejamento, escuta e dedicação. Estamos reconstruindo com responsabilidade e compromisso. É apenas o começo de uma nova fase para Cachoeiro, baseada em trabalho sério, transparência e amor à nossa terra.”
O vice-prefeito Júnior Corrêa ressaltou o empenho da gestão e o esforço para tornar realidade as entregas nesse início de gestão.
“Com muito esforço coletivo, temos conseguido entregar resultados concretos. É gratificante ver que a cidade já sente os efeitos positivos das nossas ações. Vamos seguir com foco e energia para fazer mais.”
> Saúde pública fortalecida e mais acessível:
A Secretaria Municipal de Saúde registrou avanços importantes em sua rede de atendimento. Com foco na humanização e ampliação dos serviços, os dados mostram crescimento significativo em diversas frentes: • Consultas médicas: 42.493 atendimentos no trimestre (aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2024); • Atendimento odontológico: 8.007 procedimentos (crescimento de 50%); • Testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite, gravidez): de 704 para 1.436; • Puericultura: de 1.506 para 2.125 atendimentos; • Pré-natal: aumento de mais de 3%.
Esses resultados foram alcançados por meio da reorganização dos fluxos de atendimento, da ampliação de especialidades e da valorização dos profissionais, incluindo a posse de novos servidores concursados.
> Administração pública: valorização do servidor:
Um dos destaques desta primeira etapa da gestão foi a posse de 734 aprovados em concurso público e cadastro de reserva. O ato histórico, que não acontecia em tamanha proporção desde 1998, representa o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público e a qualificação dos serviços prestados à população.
> Manutenção urbana e infraestrutura:
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (SEMMAT) promoveu um amplo cronograma de ações, incluindo: • Coleta de mais de 10 mil toneladas de resíduos sólidos; • 4.500 km de vias públicas varridas; • Aplicação de 468 toneladas de asfalto em serviços de tapa-buracos; • Limpeza e manutenção de galerias, bueiros e córregos; • Requalificação de praças, escadarias e quadras esportivas; • Modernização da iluminação pública em diversos bairros e distritos.
> Segurança e ordenamento do trânsito:
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SEMSEG) reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal, intensificou o patrulhamento e ampliou as operações integradas com as forças de segurança do Estado. A atuação no trânsito foi fortalecida com melhorias na sinalização, retirada de muretas e maior presença de agentes nas ruas centrais da cidade.
> Apoio ao produtor rural e economia no campo:
o setor agrícola, a Prefeitura promoveu a recuperação de máquinas e equipamentos que estavam fora de operação, reduzindo os custos com locações e aumentando a capacidade de atendimento às comunidades rurais. Além disso, foram recebidas três motoniveladoras e um rolo compactador, utilizados na recuperação de estradas vicinais em diversos distritos.
> Desenvolvimento social com presença nos bairros:
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizou mais de 15 mil atendimentos em seus equipamentos e programas. Destaques: • 6.468 atendimentos nos CRAS; • 725 no CREAS; • 2.695 no Centro POP; • 4.749 na Central de Benefícios e Cadastro Único; • 46,5 toneladas de alimentos distribuídos por meio do Banco de Alimentos; • Atendimento emergencial às vítimas das chuvas em Pacotuba; • Economia de R$ 2,5 milhões com reestruturações administrativas e contratuais.
> Esporte, lazer e qualidade de vida:
Mais de 5 mil pessoas foram atendidas pelos núcleos de ginástica funcional e de esporte escolar reativados em bairros da sede e dos distritos. Eventos como o Projeto Verão, a Corrida da Mulher e as atividades de lazer nas avenidas movimentaram a cidade e incentivaram a prática de atividades físicas.
> Meio ambiente, urbanismo e desenvolvimento:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) iniciou os estudos para regulamentação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Rio Itapemirim e de outros cursos d’água em regiões urbanas, medida importante para viabilizar novos empreendimentos em áreas consolidadas.
A SEMURB também deu início à revisão pontual do Plano Diretor Municipal e ao mapeamento de áreas para implantação da futura Cidade Industrial, além de ter promovido a Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
> Políticas públicas de cidadania e inclusão:
A Secretaria de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (SEMCIT) reativou conselhos municipais e promoveu ações voltadas para juventude, igualdade racial, diversidade e qualificação profissional. Parcerias com instituições de ensino, fóruns de debate e eventos educativos marcaram o período.
> Educação: gestão, apoio, estrutura e avanços pedagógicos:
A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma série de ações para valorizar os profissionais da educação, melhorar a infraestrutura das escolas, assegurar o transporte e a alimentação escolar, fortalecer a gestão pedagógica, os conselhos e órgãos colegiados, além de otimizar os processos administrativos. Destacam-se: • Manutenção de 89 escolas e execução de obras via FUNPAES; • Reestruturação de turmas e organização do ano letivo pelo sistema SISP; • Acompanhamento do Censo Escolar e da plataforma Presença; • Logística de distribuição de merenda, mobiliários e materiais; • Transporte escolar, inclusive para alunos com necessidades especiais; • Gestão de recursos financeiros, orçamentários e prestação de contas; • Acompanhamento dos conselhos e fóruns ligados à educação; • Reorganização da estrutura administrativa da SEME; • Ações formativas e de assessoramento pedagógico. Destaca-se a instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas e o anúncio da criação da Escola de Apoio aos Autistas, cujo projeto está em elaboração.
> Obras e grandes projetos estruturantes:
A Secretaria Municipal de Obras acelerou a execução das obras de macrodrenagem com apoio do setor de rochas ornamentais para remoção de pedras. Além disso, reiniciou obras paralisadas e deu início à elaboração de projetos estruturantes, como: • Remoção do trevo do bairro IBC; • Criação de uma rodovia ligando os bairros Aeroporto, IBC e Santa Tereza; • Projeto da futura Cidade Industrial; • Estudos para novas obras urbanas de impacto regional.
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