OPORTUNIDADES
Curso insere mulheres de Vila Velha no setor tecnológico
O curso “Jovem Programadora” insere as mulheres de Vila Velha no setor tecnológico.
Em 09/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha encerrou o mês de março, o “Mês da Mulher”, promovendo uma iniciativa inédita na cidade: um curso profissionalizante gratuito, em parceria com o Senac, voltado exclusivamente para mulheres.
>> Serra abre inscrições para cursos de música no Polo UAB UnAC
Trata-se da jornada de qualificação profissional “Jovem Programadora”, treinamento que busca capacitar o público feminino do município para atuar profissionalmente no universo da programação de computadores, o que contribui para uma maior inserção de mulheres no mercado tecnológico canela-verde.
Aparício Meireles Porto, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, foi quem representou o município na aula inaugural do curso, que começou no dia 31 de março e vai até meados de setembro, na unidade do Senac de Vila Velha, localizada no Bairro Divino Espírito Santo. Segundo ele, a carga horária total do treinamento é de 308 horas e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
“Essa qualificação se baseia em conteúdos essenciais para atuação na área de tecnologia, como cálculos matemáticos, algoritmos e raciocínio lógico. Também envolve o ensino, o desenvolvimento, a implantação e a testagem de sistemas de informação; a criação de aplicações para a internet; e oportunidade para a abertura de empreendimentos voltados para o universo digital e estratégias de marketing”, avaliou Aparício
Público-alvo e benefícios
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o curso “Jovem Programadora” representa uma excelente oportunidade para as mulheres do município se qualificarem, adquirirem novos conhecimentos e se destacarem em um dos setores atualmente mais promissores do mercado de trabalho: o de tecnologia.
“O curso – que utiliza uma metodologia inovadora e colaborativa, e uma estrutura pedagógica com elevado nível de excelência – também garante, às alunas, certificado de conclusão reconhecido pelo mercado e assistência estudantil, que consiste em uma ajuda financeira para o custeio de despesas com transporte e alimentação durante todo o treinamento”, informou Colodetti.
O secretário explicou, ainda, que essa qualificação profissional estimula a participação feminina no setor de tecnologia, que está em constante crescimento e que lidera um dos mercados de trabalho mais promissores da atualidade:
“Trabalhamos para que as mulheres de Vila Velha tenham a oportunidade de se qualificar, adquirir novos conhecimentos e conquistar espaço nesse mercado. As participantes do curso também terão a chance de desenvolver habilidades nas áreas de cálculos matemáticos, algoritmos e de raciocínio lógico, além de desenvolver, implantar e testar sistemas de informação desktop; e ainda codificar, elaborar, implantar e publicar aplicações para a web; além de empreender e realizar ações de marketing digital”. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Serra abre inscrições para cursos de música no Polo UAB UnAC
> Curso de eletricista predial para mulheres começa segunda (7)
> Serra abre novas vagas para oficina de crochê para iniciantes
> Qualifica Vix abre turmas para culinária típica de Festa Junina
> Setur abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação
> Viana anuncia abertura de inscrições para oficina de artesanato
> Abertas inscrições para curso de confecção de ovos de Páscoa
> Vitória tem turmas em cursos de capacitação para Páscoa
> Senac ministra curso na região rural para turismo de Vila Velha
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













