EDUCAÇÃO
DNIT-ES realiza ações do Maio Amarelo para 500 crianças
Departamento realizou ações de educação para o trânsito com 04 escolas em Vitória e Vila Velha.
Em 28/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Ademir Ribeiro/Divulgação/Consórcio Siunts-DNIT-ES
Em alusão ao Maio Amarelo, estudantes da Pré-Escola, Jardim de Infância e séries do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental assistiram palestras voltadas para o público escolar em Educação para o Trânsito.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-ES) realizou nesta semana ações de educação para o trânsito, integrantes do Programa Conexão DNIT, em quatro escolas. No Centro Educacional Dom Fernando, em Vitória e no Centro Educacional Erlach (Unidades Itapuã, Itaparica e Cocal), em Vila Velha, atendendo mais de 500 crianças.
Em alusão ao Maio Amarelo, estudantes da Pré-Escola, Jardim de Infância e séries do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental assistiram palestras voltadas para o público escolar em Educação para o Trânsito, atividades com jogos, contação de histórias, e conheceram de perto a frota de veículos usada para operações de trânsito e de engenharia em todas as rodovias federais do Estado.
A escola Dom Fernando trouxe 75 alunos, do 3º, 4º e 5º ano para conhecer a sede da autarquia e visitar o Memorial DNIT/ES, junto com os professores, na terça-feira (20). Para a pedagoga Penha Barcellos a ação é uma oportunidade de vivência real sobre trânsito e conscientização.
"Trouxemos eles em transporte público para vivenciar a realidade do trânsito, eles aprendem a ter respeito no trânsito e ainda conscientizam a família."
Na rede de ensino Erlach, o DNIT-ES levou conhecimento para crianças da Pré-Escola até o 9º ano, atendendo mais de 400 crianças, na quarta-feira (21) e quinta-feira (22). A diretora da unidade Erlach Itapuã, Edjane Bertoli, explicou que a rede aborda educação para o trânsito na grade curricular, e que a presença do DNIT reforça o aprendizado na prática com as atividades.
"Eles são os fiscais dos pais, cobram deles atitudes corretas no trânsito, e aprendem desde pequenos a serem pedestres e motoristas conscientes."
O Conexão DNIT disponibiliza um banco de atividades pedagógicas que abordam a Educação para o Trânsito de forma transversal às diferentes disciplinas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do Ensino Médio. O programa é oferecido para escolas públicas e particulares, em formato totalmente digital, gratuito e inovador.
Foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC) para auxiliar os professores de todo o Brasil a abordar a temática que é um dos 15 temas contemporâneos transversais previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Débora Marcia Peres, chefe de Serviço de Manutenção Terrestre e responsável pela Educação para o Trânsito do DNIT no Espírito Santo, explicou que os educadores têm à disposição o material do programa, com atividades pedagógicas para cada disciplina dos Ensinos Fundamental e Médio.
"Os educadores têm à disposição o material do Programa Conexão DNIT, com atividades pedagógicas para cada disciplina do Ensino Fundamental e Médio, além de promoverem a percepção e conscientização sobre os riscos no Trânsito e a adoção de atitudes seguras." (Por Lorena Meireles/AsImp)
Leia também:
> Pós-graduação capacita professores a usar novas técnicas
> Linhares realiza workshop gratuito de confeitaria com chef
> PMCI entrega equipamentos para escolas de Educação Infantil
> Cachoeiro seleciona professores alfabetizadores voluntários
> Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26)
> Primeira fase da 20ª edição da OBMEP acontecerá no dia 3 de junho
> Cursos gratuitos estão com inscrições abertas em Cachoeiro
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












