CIDADE
Educação: Vitória lança edital para climatização de mais Cmeis
Vitória deu mais um passo para garantir melhor estrutura nos espaços da educação infantil
Em 14/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Leonardo Duarte/Divulgação/Prefeitura de Vitória
As intervenções incluem a modernização das instalações elétricas, implantação de novos sistemas de climatização, substituição de coberturas por telhas termoacústicas, implantação de sistemas fotovoltaicos, pintura geral e outras intervenções.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Prefeitura de Vitória deu mais um passo importante para garantir uma melhor estrutura e conforto nos espaços da educação infantil na cidade. Foi lançado, na tarde desta quarta-feira (9), o edital para reforma elétrica e climatização de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis): Maria Goretti Coutinho Cosme (Cruzamento), João Pedro de Aguiar (Jardim Camburi), Dom João Batista da Motta e Albuquerque (Praia do Suá) e Luiza Pereira Muniz Corrêa (Mário Cypreste).
>> Vitória lança edital para urbanização da Praça Santos Reis
A solenidade ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Vitória e contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, do secretário de Obras, Gustavo Perin, além de outras autoridades.
As intervenções incluem a modernização das instalações elétricas, implantação de novos sistemas de climatização, substituição de coberturas por telhas termoacústicas, implantação de sistemas fotovoltaicos, pintura geral e outras intervenções. O investimento total previsto é de R$ 7.645.080,27.
Pazolini destacou a responsabilidade com o bem estar das crianças, estudantes e servidores.
"Isso não foi uma promessa de campanha. Mas, muito além disso, existe a sensibilidade, o carinho e o respeito com as pessoas: com as crianças e estudantes da nossa rede e com os nossos servidores. Quando está muito quente, é difícil se concentrar e manter as crianças organizadas. Uma temperatura confortável garante uma vivência e um aprendizado mais adequado. E isso está sendo feito em todos os territórios da cidade: desde o Mário Cypreste, passando pelo Cruzamento, Morro da Garrafa, até Jardim Camburi", disse.
Juntas, as quatro unidades atendem 1.048 crianças, distribuídas em 47 turmas. O Cmei TI Maria Goretti atende 187 crianças em 8 turmas; o Cmei TI Dom João Batista da Motta e Albuquerque, 164 crianças também em 8 turmas; o Cmei TI Luiza Pereira Muniz Correa, 162 crianças em 7 turmas em tempo integral. Já o Cmei João Pedro de Aguiar, a maior unidade entre as quatro, atende 535 crianças em 24 turmas em turno parcial.
"Estamos realizando um grande esforço para garantir que nossas crianças tenham ambientes mais seguros, confortáveis e adequados para o aprendizado. Isso é responsabilidade e compromisso com a nossa rede. Saímos de 9 para 42 unidades climatizadas desde o início da gestão. Climatizar e modernizar nossas escolas é também valorizar o trabalho das equipes pedagógicas e a parceria com as famílias", destacou Juliana Rohsner.
As obras preveem a implantação de subestações de 150 KVA, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e adequações elétricas como novos quadros de distribuição e entrada de energia trifásica, além de melhorias como sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e pintura completa dos espaços.
Segundo o secretário de Obras, Gustavo Perin, as intervenções seguem um padrão de qualidade que tem sido aplicado em outras unidades da rede.
"Estamos implantando soluções modernas e sustentáveis, como o sistema fotovoltaico e a telha termoacústica, que garantem eficiência energética e mais conforto térmico para toda a comunidade escolar", disse.
Diretores comemoram melhorias
A diretora do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme, Angela Caliman, celebrou a notícia:
"É uma conquista muito esperada. Nossas crianças e profissionais merecem esse cuidado com o espaço onde convivem todos os dias", disse. Para Delza Nascimento, diretora do Cmei TI Dom João Batista da Motta e Albuquerque, a modernização representa "mais conforto, mais saúde e mais qualidade para o cotidiano de todos".
Já o diretor do Cmei TI Luiza Pereira Muniz Correa, José Rodrigues, destacou que "as mudanças vão transformar o ambiente escolar e beneficiar diretamente nossas crianças". E para a diretora do Cmei João Pedro de Aguiar, Claudia Kill, o momento é de gratidão. "A comunidade escolar está muito feliz. É mais um passo importante no fortalecimento da educação infantil na nossa comunidade e em toda a cidade de Vitória", contou
Os editais referentes às licitações das obras foram publicados no Diário Oficial do Município nos dias 2 e 4 de julho de 2025.
No início da gestão, das 103 unidades de ensino na ocasião, apenas 9 eram climatizadas. Atualmente, 42 unidades da rede municipal de ensino já estão climatizadas, 22 estão com obras em andamento e outras 24 em fase de projeto e licitação. (Secom/PMV)
Leia também:
> Vitória lança edital para urbanização da Praça Santos Reis
> Bebedouro ganha uma nova Estação Elevatória de Esgoto
> Rio Itanguá recebe serviços de limpeza e desassoreamento
> Quadra de areia da Praia do Morro passa por reforma
> PMVV: Defesa Civil aumenta monitoramento em áreas de risco
> Quadra do bairro Engenharia terá cobertura após 24 anos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












