CULTURA

Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES

A proposta é construir um centro cultural com o propósito de fortalecer a identidade da Serra.

Em 22/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ASES

Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura, parceira no projeto, a Casa da Cultura nasce com objetivo de promover o acesso à cultura epreservar a história do município.

O maior município do Espírito Santo vai ganhar uma Casa da Cultura. A iniciativa, idealizada pela Associação dos Empresários da Serra (ASES), a mais tradicional entidade representativa do empresariado local, será apresentada no próximo dia 28 de agosto, durante coquetel na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras, Serra.

A proposta é construir um centro cultural com o propósito de fortalecer a identidade da Serra e democratizar o acesso à cultura. Com estrutura planejada para abrigar exposições, oficinas, espetáculos e eventos formativos, a Casa da Cultura pretende ser um ponto de encontro entre arte, história, educação e inclusão, um espaço vivo para a valorização da produção local e da memória coletiva do município.

Símbolo

Mais do que um prédio, a Casa da Cultura ASES nasce como um símbolo de pertencimento e construção comunitária. 


Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O projeto será construído no terreno da própria associação, também localizado em Morada de Laranjeiras, e é 100% fruto da iniciativa privada, um gesto concreto do empresariado serrano em prol da transformação cultural do território.

Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura, parceira no projeto, a Casa da Cultura nasce com objetivo de promover o acesso à cultura epreservar a história do município.

“A futura Casa da Cultura ASES nasce com um ideal claro: promover o acesso gratuito à cultura, estimular a preservação da história do município, incentivar a arte local e proporcionar experiências educativas para públicos de todas as idades.”

O espaço contará com auditório com capacidade para 403 pessoas, áreas para exposições permanentes e temporárias, salas de oficinas, estrutura completa de acessibilidade, além de ambientes voltados ao lazer e ao desenvolvimento humano. Já aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto tem orçamento estimado em R$ 7,7 milhões e está aberto à captação de recursos por meio de patrocínios incentivados ou diretos.

Memória

Para o presidente da ASES, Fábio Saadi Junger, o projeto cultural é um investimento na memória, na formação e no futuro da comunidade.

“Este é mais do que um projeto cultural. É um investimento na memória, na formação e no futuro da nossa comunidade. Queremos que a Casa da Cultura ASES se torne um verdadeiro legado para as próximas gerações.”

O coquetel de lançamento será realizado no próximo dia 28 de agosto, às 18h, na Casa do Empresário, também idealizada pela ASES, e reunirá empresários, autoridades, parceiros e apoiadores da causa. (Por Úrsula Ribeiro/AsImp)

Serviço:
"Lançamento do projeto da Casa da Cultura ASES"
Data: 28 de agosto de 2025.
Horário: 18h.
Evento reservado para convidados.
Local: Auditório da ASES. Rua dos Rouxinóis, nº 1250, Morada de Laranjeiras, Serra/ES.

Leia também:

Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra
ES lança projeto Lugares de Ler com distribuição de livros
Cantoras capixabas levam Projeto “Quarto de Som” ao Festival +MC
Sábado é dia de Viagem pela Literatura no Manolo Cabral
Caetano Veloso será uma das atrações do "Movimento Cidade"

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET