SAÚDE
Escola de Vila Velha recebe projeto nacional de saúde bucal
Escola municipal de Vila Velha recebe projeto nacional de saúde bucal de quarta a sexta-feira
Em 30/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
O "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante", iniciativa que promove atividades de prevenção e conscientização em saúde bucal, atua há mais de 33 anos e alcançou mais de 100 países.
Vila Velha está entre os cinco municípios brasileiros eleitos pela Colgate para receber o projeto “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”. As ações vão acontecer de quarta-feira (1º) a sexta-feira (3), na Umef Deputado Paulo Sérgio Borges, em Morada da Barra, beneficiando mais de 1.100 estudantes de 6 a 14 anos.
O "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante", iniciativa que promove atividades de prevenção e conscientização em saúde bucal, atua há mais de 33 anos e alcançou mais de 100 países. O Projeto oferece educação gratuita em higiene bucal em todas as fases da vida, incentivando hábitos de saúde oral.
Em Vila Velha, a iniciativa contará com a participação de mais de 20 dentistas capixabas, que vão desenvolver atividades como aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada, brincadeiras educativas, palestras de conscientização e também o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser simples, minimamente invasiva e eficaz no combate às cáries.
Além das atividades realizadas na escola, os estudantes vão receber kits de higiene bucal, para que possam reforçar os cuidados em casa, e manter os hábitos saudáveis aprendidos durante o projeto.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2023) mostram que 46,7% dos pais ou responsáveis por crianças de 5 anos avaliaram que elas necessitam de tratamento odontológico e que, entre os adolescentes de 12 anos, esse percentual sobe para 54,38%. Ainda sobre este diagnóstico da saúde bucal dos brasileiros, a pesquisa apontou que 41,2% das crianças brasileiras apresentaram um ou mais dentes com cárie não tratada. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Outubro Rosa 2025: Linhares fará caminhada nesta quarta (1)
> Vírus da chikungunya afeta crianças e deixa sequelas
> Prefeitura de Vila Velha vai disponibilizar mil mamografias
> Em Cariacica, programa Hiperdia ajuda a prevenir doenças
> Metanol: saiba sobre substância presente em bebida adulterada
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












