TEMAS GERAIS

Estados, Ministério e BID se reúnem na 30ª COGEF em Vitória/ES.

O objetivo é promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas.

Em 16/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vitória sedia mais um evento fazendário nacional. Nos próximos dias 17 e 18 de março, a capital capixaba recebe a 30ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF). O objetivo é promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal.
 
O encontro reunirá representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, do Ministério da Fazenda e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que promoverão a cooperação técnica e discutirão temas que contribuam para a melhoria contínua da gestão fazendária, tais como: qualidade fiscal; efetividade de resultados na execução de programas; capacidade de gestão em rede; cultura de gestão para resultados nas administrações fiscais; e gestão da informação e do conhecimento.
 
Os representantes da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) realizarão apresentações sobre Transparência Pública e Acesso à Informação; Metodologia de Gerenciamento dos Projetos Estratégicos; Experiências do Escritório de TI da Sefaz/ES; Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo e sua contribuição para a Evolução da Gestão Financeira
 
Além de representantes do Espírito Santo, a COGEF terá a participação de importantes nomes da economia brasileira. Entre eles a coordenadora geral de Estudos Econômico-Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, Fabiana Rodopoulos, que fará uma apresentação sobre “Avaliação da qualidade dos gastos públicos”. Os participantes ainda contarão com a apresentação de projetos desenvolvidos em outros estados como o de Fiscalização Digital - Laboratório Forense implantado no Estado de Pernambuco, por exemplo. A COGEF contará também com a apresentação da secretária da Fazenda do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, sobre “A importância da modernização fazendária na gestão fiscal dos Estados”.
 
De acordo com a coordenadora geral do Profaz/ES, Andressa Pavão, a COGEF é de grande importância para os projetos de modernização fazendária, pois colabora para a troca de conhecimento e contribui para a melhoria da gestão fiscal dos estados.
 
A reunião será realizada na Secretaria de Estado da Fazenda e a programação completa está disponível no site www.cogef.ms.gov.br.
 
Fonte: SECOM-ES