RELIGIÃO

Festa de São Pedro com procissão marítima em Guarapari

Evento promovido pela Prefeitura de Guarapari marcou a retomada das celebrações ao padroeiro.

Em 30/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

O secretário de Cultura de Guarapari, Peterson Castro, disse que foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A tradicional Festa de São Pedro voltou a movimentar Guarapari com uma programação que uniu fé, arte e cultura em momentos de grande emoção e beleza. O evento, promovido pela Prefeitura de Guarapari por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu centenas de pessoas em celebração ao padroeiro da cidade.

O grande destaque foi o espetáculo “Pedro Apóstolo”, escrito e dirigido por J. Kavalcanti, que levou ao palco — e ao mar — uma encenação emocionante da vida do santo. Com duas apresentações marcadas por interpretação intensa, produção impecável e direção sensível, a peça encantou o público e reafirmou o potencial artístico e cultural do município. 

O espetáculo contou com apoio e a atuação de mais de 60 atores voluntários que ensaiaram nos últimos dois meses para apresentação. As canções que embalaram as cenas, foram compostas pelo músico e cantor, Inarley Carletti, exclusivamente para o espetáculo, que, segundo a organização, reuniu mais de 5 mil expectadores nos dois dias de encenação. Além do teatro, a Festa de São Pedro contou com programação religiosa e apresentação de shows. 

O secretário de Cultura de Guarapari, Peterson Castro, disse que foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade. 

“Foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade. A peça trouxe espiritualidade, história e arte de maneira tocante. Estamos felizes em ver a população abraçando novamente esse momento que é tão nosso.”

A tradicional procissão marítima, que fechou as celebrações a São Pedro neste domingo, também emocionou moradores e turistas, com dezenas de embarcações enfeitadas cruzando as águas em homenagem ao padroeiro. A imagem de São Pedro foi conduzida em clima de devoção, fortalecendo os laços da comunidade com suas raízes religiosas e culturais.

Para o prefeito Rodrigo Borges, a festa representa um marco na valorização das tradições do município.

“A Festa de São Pedro é parte da nossa história e da identidade de Guarapari. Ver a cidade reunida, celebrando com tanto amor e respeito essa tradição, mostra que estamos no caminho certo: cuidando das nossas raízes e investindo na cultura como instrumento de união e desenvolvimento.”

A retomada da Festa de São Pedro representa mais que um evento no calendário e marca um novo tempo para Guarapari, de valorização das expressões artísticas locais, da fé e da identidade cultural. O espetáculo “Pedro Apóstolo” já é considerado um marco, com potencial para se tornar referência anual.

Leia também:

Festa de São Pedro retoma shows na Prainha, em Guarapari
Festa de São Paulo de Viana promete domingo animado 
Missas, procissão, quadrilha, shows agitam Festa de São Pedro
Corpus Christi 2025: fé e tradição nas ruas de Barcelona
Aline Brasil será atração na Festa de Corpus Christi em Barcelona
Missas, shows e quadrilha para celebrar São José de Anchieta
Aracruz anuncia show de Eli Soares no Dia do Evangélico

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET