EDUCAÇÃO

Governo do ES abre ano letivo de 2025 e amplia ensino integral

Em cerimônia na EEEFM Mestre Álvaro, Serra, Renato Casagrande realizou a abertura do ano letivo.

Em 04/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Divulgação/Secom/Governo do Espírito Santo

Segundo o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, educação é o caminho mais curto para oportunidades e reduzir as desigualdades.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Governo do Estado realizou, na manhã desta terça-feira (04), a abertura simbólica do ano letivo de 2025. A cerimônia, que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, na Serra, celebrou a valorização da educação capixaba, com a divulgação da ampliação dos programas educacionais e da modernização da rede de ensino.

>> Inscrições para o Programa Fies começam nesta terça (4)

Aproximadamente 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino estão retornando às aulas com o início do ano letivo de 2025 nas mais de 400 escolas espalhadas pelo Espírito Santo. Marcando este início, também foram entregues as obras de reforma e ampliação da EEEFM Mestre Álvaro e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, na Capital, que também recebeu a visita do governador.


Foto: Hélio Filho/Divulgação/Secom/Governo do Espírito Santo

Segundo Renato Casagrande, educação é o caminho mais curto para oportunidades e reduzir as desigualdades

“Nós escolhemos a Escola Mestre Álvaro para fazer a abertura do ano letivo, pois estamos a reinaugurando e a escola ficou linda. Vim aqui em 2021 e a escola estava precisando de uma reforma e ampliação. Olha só como está maravilhosa agora! Sabemos que nem todo desempenho depende de uma boa estrutura, mas uma escola nova com laboratórios, com tecnologia, com ar condicionado, incentiva os alunos a estudar mais. A educação é o caminho mais curto para oportunidades e reduzir as desigualdades.”

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, lembrou que os profissionais da educação são fundamentais e o elo firme na formação das crianças.

“Começamos o ano letivo com o compromisso de seguirmos evoluindo e investindo na educação pública capixaba com entregas reais. Escolas novas, melhor estrutura de ensino e aprendizado. Um destaque especial aos nossos profissionais da educação, que são fundamentais e o elo firme na formação das nossas crianças. As conquistas estão aí. Em 2024, o Espírito Santo foi medalha de ouro no Ideb. Fruto do trabalho dos educadores, do empenho dos estudantes e da melhor infraestrutura da Rede. Temos avanços significativos também no ensino de tempo integral. Vamos em frente, estudando e trabalhando sempre.”

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a profunda transformação que as revitalizações podem proporcionar às instituições de ensino e o impacto dessas reformas no dia a dia da comunidade escolar.

“O que estamos fazendo ao entregar esta obra, nesse momento simbólico de abertura do ano letivo, é garantir às pessoas que elas acreditem nos sonhos e acreditem que as pessoas que ocupam funções públicas são capazes de realizar sonhos. Eu estou muito feliz de estar aqui hoje e quero desejar um grande ano letivo para toda a nossa Rede.”

Novidades

Uma das principais novidades é a expansão das escolas em tempo integral. A partir deste ano, mais 30 escolas adotarão esse modelo, totalizando 214 unidades que oferecem uma carga horária ampliada. Com a concepção de educação integral, essa oferta busca aprimorar o aprendizado e fortalecer o desenvolvimento dos estudantes, oferecendo uma formação mais completa.

Outra iniciativa que ganha força neste ano letivo é o programa Escola do Futuro. Voltado para a inovação e a experimentação digital, esse programa certifica escolas que utilizam tecnologia como ferramenta para potencializar a aprendizagem. Em 2025, mais 35 unidades serão certificadas, elevando para 50 o total de Escolas do Futuro distribuídas por 38 municípios capixabas.

Com essa ampliação, a certificação agora abrange instituições dos municípios de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, além de incluir novas unidades no interior do Estado.

Os Centros Estaduais de Idiomas também receberão seis novas unidades, totalizando 29 em todo o Estado. Além disso, o Programa de Intercâmbio Estudantil terá um aumento de 180 vagas, totalizando 350 oportunidades. Novos destinos internacionais serão incluídos, como Inglaterra, Irlanda e Argentina, somando-se aos já tradicionais Estados Unidos e Canadá.

Os alunos da Rede Estadual de Ensino poderão contar também com a oferta de cerca de 34 mil vagas no Ensino Médio Integrado a cursos técnicos profissionalizantes, além de mais de 4 mil vagas em cursos técnicos concomitantes em parcerias com outras instituições. Já os finalistas, poderão aproveitar a ampliação do Programa Pré-Enem com as mais de 2 mil vagas ofertadas nas 13 escolas polos.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também iniciam o ano letivo com novidades. A modalidade EJA Profissional oferece cursos de qualificação integrados ao Ensino Médio, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas enquanto concluem sua formação acadêmica. Entre os cursos disponíveis, estão Assistente em Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Assistente de Manutenção e Suporte de Computadores, Cuidador de Idosos, entre outros.

Reformas

Com investimento superior a R$ 11 milhões, as obras de reforma e ampliação da EEEFM Mestre Álvaro incluíram a construção do bloco da ampliação e reforma das edificações existentes, com área total de 4.411,32 metros quadrados. Agora, a escola conta com 16 salas de aula, além de laboratórios de física, química e informática, auditório, quadra, biblioteca, sala multiuso, espaço esportivo e quadra coberta. As obras foram realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Já na EEEM Arnulpho Mattos, houve a substituição da cobertura dos laboratórios; pintura e execução de barrado cerâmico nos ambientes internos, nas circulações e na rampa; reforma geral dos banheiros; substituição das esquadrias, do piso, das instalações e pintura das grades e portões; revitalização da estrutura; instalação de brises nas fachadas; reconstrução da quadra coberta; nova cobertura; fechamento vertical das fachadas; e instalação de equipamentos para a prática de esportes. (Com informações do Governo do ES)

Leia também:

Inscrições para o Programa Fies começam nesta terça (4)
Kits escolares estão sendo entregues para alunos de Aracruz
Sedu esclarece pontos sobre o uso de celulares nas escolas
Viana oferece mais de 18 mil vagas em diversos cursos
Viana investe em reformas de escolas para início do ano letivo
Educação de Guarapari amplia a oferta de vagas para a EJA
Merendeiras recebem treinamento para o ano letivo de 2025
Governo do Estado distribui o material da ‘Coleção Paes’
Dia do LEGO: Viana inova com brinquedo para ensinar Braille

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET