EDUCAÇÃO

Governo do Estado distribui o material da ‘Coleção Paes’

A ação busca fortalecer a aprendizagem e assegurar o direito de aprender das crianças.

Em 29/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ao todo, serão entregues 728.761 livros e kits pedagógicos, em um investimento total de R$ 3.593.446,90.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início à distribuição do Material Didático Complementar (MDC) do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) para todas as Escolas das Redes Públicas Estadual e Municipal de Ensino no Estado do Espírito Santo. A ação busca fortalecer a aprendizagem e assegurar o direito de aprender das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

>> Dia do LEGO: Viana inova com brinquedo para ensinar Braille

As obras, que apresentam recursos pedagógicos que oferecem subsídio ao trabalho do professor para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes, propõem uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ao todo, serão entregues 728.761 livros e kits pedagógicos, em um investimento total de R$ 3.593.446,90.

“Este é mais um investimento do Governo do Estado, que tem feito diversas ações de apoio aos municípios, e aqui estamos diante de mais uma delas. É uma ação extremamente importante, da qual me orgulho muito”, declarou.

O gerente do Regime de Colaboração com os Municípios, Saulo Andreon, explicou que os cadernos foram estruturados a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade, e tempo de escrita, ambos contemplados no material do aluno e no material do professor, expressando a perspectiva de alfabetização e letramento imersos nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita abordada no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Material Didático Complementar (MDC)

O MDC do Paes atende estudantes do 1º, 2º, 3º e 4º anos e foi desenvolvido com base nas características regionais, na realidade sociocultural e nas metodologias pedagógicas aplicadas no Espírito Santo, alinhando-se ao Currículo do Espírito Santo (2020). Além disso, o material valoriza a cultura local, com a inclusão de obras de autores e artistas capixabas.

Nos anos iniciais, o foco está na alfabetização e no letramento, com ênfase em leitura, produção de textos, revisão textual, conhecimentos do sistema de escrita alfabética, relações entre sons e letras e autoavaliação. Já para o 4º ano, o material didático contempla o componente curricular de Matemática, com estratégias voltadas ao letramento matemático, fortalecendo habilidades essenciais por meio de uma abordagem crítica, significativa e contextualizada, que considera as especificidades culturais e identitárias das crianças capixabas.

O detalhamento dos materiais distribuídos inclui livros de Língua Portuguesa para os 1º, 2º e 3º anos, com kits de cartazes para os dois primeiros anos, totalizando 550.432 exemplares. Para o 4º ano, foram destinados 178.329 livros de Matemática. Essa ação reflete o compromisso do Governo do Espírito Santo em garantir uma educação pública de qualidade, promovendo o regime de colaboração entre Estado e municípios, e valorizando a identidade cultural local, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes.

É destinado a quem?

Destinado a estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o material didático complementar do Paes tem como objetivos:

- A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;
- Formar professores no contexto da sua prática;
- Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;
- Atividades e aplicabilidade em sala de aula;
- Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e Municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.

A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas, por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar seus objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação: apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte. (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Dia do LEGO: Viana inova com brinquedo para ensinar Braille
Terminam amanhã (28) as inscrições para bolsas do Prouni
MEC divulga resultado do Sisu com um dia de atraso
Prefeitura de Vitória oferta cursos profissionalizantes
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira (24)
Governo do Estado divulga resultado do Nossa Bolsa 2025
Brasil tem pelo menos 9 mil estudantes trans matriculados
Programa GERAR de Viana abre vagas para cursos gratuitos

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET