EDUCAÇÃO

Governo ES promove III Seminário de Práticas Exitosas

O Governo do Estado e a Sedu promoveu o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI.

Em 17/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Helio Filho

O Seminário do PROETI consolidou-se como um espaço de escuta, partilha e reconhecimento das práticas desenvolvidas pelas escolas municipais participantes do programa.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, nesta quarta-feira (17), o III Seminário de Práticas Exitosas do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). O evento, realizado no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo.

O encontro reuniu cerca de 400 participantes, entre secretários municipais de educação, gestores escolares, educadores e equipes técnicas em um dia dedicado à troca de experiências, à valorização do trabalho pedagógico e ao fortalecimento da educação em tempo integral no Espírito Santo.

Em sua fala, o governador destacou os ótimos resultados alcançados pelo Estado no ano de 2025, em especial na área da Educação.

“As parcerias que fizemos com os municípios estão dando muito resultado e o nosso Pacto Pela Aprendizagem virou referência. Alcançamos a terceira posição na alfabetização na idade certa, uma conquista que deve ser celebrada. Também temos que comemorar a 5ª posição no Fundamental 1, a 3ª posição no Fundamental 2 e 1° lugar no Ensino Médio. Também estamos transformando a estrutura física escolar, com obras na Educação em todos os municípios. Dessa forma, estamos dando aos alunos e aos professores um ambiente mais confortável para se dedicarem a aprendizagem”, afirmou Casagrande.

O Seminário do PROETI consolidou-se como um espaço de escuta, partilha e reconhecimento das práticas desenvolvidas pelas escolas municipais participantes do programa. Atualmente, o Programa contempla 200 escolas em 67 municípios capixabas, firmando-se como uma política pública estruturante, que fortalece o regime de colaboração entre Estado e municípios e amplia as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.

Nesta edição, foram apresentadas oito práticas pedagógicas vinculadas aos componentes integradores da parte diversificada do currículo, abrangendo tanto os anos iniciais quanto os anos finais do Ensino Fundamental. As experiências abordaram temas como Aprofundamento em Leitura e Escrita, Eletiva, Estudo Orientado, Experimentando o Mundo, Projeto de Vida, Projeto Integrador, Pensamento Científico e Práticas Experimentais.

A programação do seminário também contou com a concessão de 31 menções honrosas a escolas de diferentes regiões do Estado. A entrega reconhece iniciativas bem avaliadas que vêm transformando realidades por meio de propostas pedagógicas criativas e contextualizadas. Apresentações culturais protagonizadas por estudantes e um momento especial dedicado ao Projeto Trilha Protagonista completaram o encontro.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou a importância do PROETI como política pública estratégica para o fortalecimento da educação integral no Espírito Santo.

“Mais do que um programa, o PROETI representa uma construção coletiva, que se concretiza no trabalho cotidiano das escolas e no protagonismo dos municípios, dos gestores e dos educadores. A diversidade das práticas aqui apresentadas demonstra que a educação integral se faz a partir do território, respeitando realidades, potencialidades e contextos locais, sempre com o compromisso de promover o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes. Cada experiência compartilhada traduz o empenho de profissionais que acreditam na educação como instrumento de transformação social e de garantia de direitos”, pontuou o secretário. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Férias escolares começam na próxima segunda-feira (22)
Linhares vai anunciar construção de escola em Povoação
Reaplicação do Enem começa nesta terça em todo o país
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil
Período de matrículas nos Cmeis de Vitória começa nesta terça

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET