SAÚDE
Guarapari atinge 100% de cobertura farmacéutica na UPA
Guarapari atinge 100% de cobertura farmacéutica na UPA e 98,80% nas farmácias das UBS.
Em 15/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
Quanto maior o investimento, maior a disponibilidade de medicamentos — e mais pessoas são atendidas com qualidade e segurança.
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia um marco histórico na assistência farmacêutica em 2025. O município atingiu 98,80% de cobertura de abastecimento de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde e alcançou 100% de cobertura na UPA, garantindo que nenhum paciente fique sem tratamento por falta de medicação.
Esse resultado representa um grande avanço e reflete diretamente o aumento dos investimentos realizados. Quanto maior o investimento, maior a disponibilidade de medicamentos — e mais pessoas são atendidas com qualidade e segurança.
O gerente da Central de Abastecimento Farmacêutico, Marcos Vinicius Lacerda, explixa que os números comprovam essa evolução: somente em novembro, mais de 10 mil pacientes foram atendidos nas farmácias das unidades. Até o dia 24 de novembro, já são 223.743 atendimentos, ultrapassando os 213.592 registrados em todo o ano de 2024 e apresentando um crescimento de mais de 10 mil atendimentos.
As farmácias básicas estão distribuídas nas unidades do Centro Municipal de Saúde (Itapebussu), Setiba, Kubitschek, Bela Vista, Roberto Calmon (Centro), Amarelos, Reta Grande e Todos os Santos, garantindo atendimento em diversos bairros e ampliando o acesso à população.
A rede conta ainda com a REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), que reúne medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, infecções, psicotrópicos e outros itens indispensáveis à saúde dos usuários.
A secretária municipal de Saúde, Larissa Santório, destacou.
“Alcançar 98,80% de cobertura nas unidades e 100% na UPA demonstra o compromisso com planejamento, gestão e investimentos contínuos. Quase 9 milhões foram aplicados para garantir farmácias abastecidas com medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Investir mais significa atender mais.”
O prefeito Rodrigo Borges reforça que a saúde é a prioridade da sua gestão e esse é o resultado desse trabalho de investimentos para a população.
“Desde o início da gestão, deixamos claro que medicamento não pode faltar. Isso já foi um problema em gestões anteriores e não permitimos que se repetisse".
Ele ainda ressaltou que a saúde é prioridade, "investimos mais para garantir que a população tenha dignidade e acesso aos medicamentos que precisa. Os resultados mostram que estamos no caminho certo".
A Prefeitura reafirma seu compromisso em continuar ampliando o abastecimento, fortalecendo a assistência farmacêutica e garantindo cuidado integral e digno para toda a população de Guarapari. (Secom/PMG)
Leia também:
> Vitória reduz em mais de 90% a fila de espera para consultas
> Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
> Viana promove Dia D do Dezembro Vermelho com ações
> Sábado terá vacinação e outras ações de saúde em Vila Velha
> Carreta da Saúde: exames serão feitos a partir desta sexta (12)
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET















