TEMAS GERAIS
Guarapari fiscaliza e impede churrascos irregulares nas praias
Os responsáveis foram orientados pela fiscalização a encerrar imediatamente a atividade.
Em 20/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
A realização de churrascos nas praias de Guarapari é proibida pelo Decreto Municipal nº 496/2014, que tem como objetivo preservar o meio ambiente, garantir o bem-estar coletivo e assegurar a segurança dos frequentadores.
Agentes da Secretaria de Integração da Cidade interromperam, no último final de semana, dois churrascos irregulares realizados nas praias da cidade. As ações ocorreram na Praia do Morro e em Setiba, locais bastante frequentados por moradores e turistas.
Nos dois casos, os responsáveis foram orientados a encerrar imediatamente a atividade. Os agentes também explicaram que a realização de churrascos nas praias de Guarapari é proibida pelo Decreto Municipal nº 496/2014, que tem como objetivo preservar o meio ambiente, garantir o bem-estar coletivo e assegurar a segurança dos frequentadores.
O secretário de Integração da Cidade, Ronaldo Gomes, destacou que o trabalho de fiscalização e orientação visa evitar que as pessoas continuem com esse hábito.
“Estamos realizando um trabalho de orientação para evitar que as pessoas continuem com esse hábito. Contamos com a colaboração da população e dos nossos visitantes.”
O decreto prevê multa para quem descumprir a regra: o valor é de 366 vezes o Índice de Referência do Município de Guarapari (IRMG), atualmente fixado em R$ 5,5270. A penalidade chega a R$ 2.022,88.
A preocupação das autoridades se intensificou após um episódio recente, quando turistas tentaram acender uma churrasqueira utilizando um produto altamente inflamável. A tentativa causou uma explosão, deixando pai e filho feridos, que precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros.
A Prefeitura reforça que a colaboração dos frequentadores é essencial para manter as praias limpas, seguras e agradáveis para todos.













