SAÚDE

Guarapari realiza ação para cuidadores de crianças atípicas

Guarapari realiza primeira ação voltada para o acolhimento de cuidadores de crianças atípicas

Em 06/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

A iniciativa, chamada “Cuidar de quem Cuida”, faz parte de uma estratégia para valorizar e apoiar as mulheres que, muitas vezes, colocam o cuidado com os filhos em primeiro lugar, esquecendo de si mesmas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inovou ao promover hoje, dia 30 de abril, a primeira ação de saúde voltada exclusivamente para as cuidadores de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento.

>> Serra aposta em tecnologia e expande Telemedicina nas UPAs

A iniciativa, chamada “Cuidar de quem Cuida”, faz parte de uma estratégia para valorizar e apoiar as mulheres que, muitas vezes, colocam o cuidado com os filhos em primeiro lugar, esquecendo de si mesmas.

Durante todo o dia, as participantes foram recebidas com acolhimento e cuidados especiais, como consultas com médicos e enfermeiros, nutricionistas, além de serviços de orientação em relação a saúde bucal, vacinação, teste rápido, aferição de pressão, verificação de glicemia, além de encaminhamentos para outras especialidades, ao todo, foram realizados 268 atendimentos e 79 vacinas aplicadas.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Larissa Santório, a ideia de realizar uma ação voltada para as tutoras de crianças com necessidades especiais surgiu de uma preocupação com o bem-estar das cuidadoras. 

“Queríamos fazer algo diferente, sabemos como é a rotina dessas mulheres: elas vivem em função do cuidado dos filhos, o que acaba deixando suas próprias necessidades de lado. Foi a primeira vez que o município fez algo nesse sentido, e agora queremos que essa ação faça parte do nosso calendário anual. A iniciativa deu super certo, que vamos continuar promovendo mais iniciativas como essa, com mais serviços e apoio para essas mulheres”, afirmou a secretária.

O prefeito Rodrigo Borges também esteve presente na ação e fez questão de destacar a importância do evento. 

“Estou muito feliz em estar aqui hoje. Este é um ambiente pensado para a população, e estamos trabalhando para oferecer o melhor para todos. Essa ação voltada para as tutoras é muito importante, pois elas têm um papel fundamental no cuidado das crianças. Além disso, estamos estudando outras ações que possam melhorar o atendimento a crianças atípicas e garantir que as famílias recebam o apoio necessário”, comentou o prefeito, elogiando a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.

Para Fernanda Gonçalves, mãe de uma criança atípica, a ação foi um alívio. Ela destacou a importância de um atendimento exclusivo para as cuidadoras, que muitas vezes se sentem sobrecarregadas. 

“Essa iniciativa foi muito boa, principalmente por ser o dia todo. Nós, mães de crianças com necessidades especiais, raramente temos tempo para cuidar de nós mesmas. Um atendimento específico para a gente é fundamental e já estava mais do que na hora de termos algo assim".

Essa ação é apenas o começo de uma série de iniciativas que a Prefeitura de Guarapari pretende realizar. 

Em maio acontecerá outra ação, voltada para as cuidadoras de crianças atípicas e trará ainda mais serviços e atividades voltadas ao bem-estar físico, emocional e psicológico. (Secom/PMG)

Leia também:

Serra aposta em tecnologia e expande Telemedicina nas UPAs
Vitória promove campanha educativa sobre higiene das mãos
Sesa investe na compra de novas câmaras de refrigeração
Profissionais de Anchieta atualizam técnicas de emergência
Governo inaugura Centro de Oftalmologia no CRE Metropolitano
Governo Federal abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos
Região Norte do Brasil registra casos da doença mpox
Conquista: cirurgias oftalmológicas passam a ser feitas no HGL

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET