ESPORTE INTERNACIONAL
Hamilton vence na China e abre vantagem; Massa fica atrás das Ferraris.
O piloto da Mercedes, que largou na pole position e foi o mais rápido também em todos os treinos livres.
Em 12/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O britânico Lewis Hamilton completou um fim de semana perfeito ao vencer o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 , neste domingo. O piloto da Mercedes, que largou na pole position e foi o mais rápido também em todos os treinos livres, liderou a prova de ponta a ponta para comandar uma dobradinha da equipe Mercedes.
Hamilton recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação pela quarta vez em Xangai, logo à frente do alemão Nico Rosberg, seu companheiro na escuderia alemã. Depois da corrida houve trocas de farpas entre os dois por causa do ritmo do inglês.
Sebastian Vettel completou o pódio na China ao ficar na terceira posição de uma prova que começou agitada, mas se encerrou monótona, com os carros em fila indiana logo após a saída do safety car.
A primeira volta do Grande Prêmio da China foi repleta de brigas por posição, até no pelotão de frente, mas a clara divisão de forças entre as equipes deixou o restante da corrida sem grandes emoções. Hamilton e Rosberg andaram na frente o tempo todo, sem ameaças de Vettel. Kimi Raikkonen foi o quarto, também sem sustos.
O finlandês tomou a quarta colocação do brasileiro Felipe Massa na largada e não a perdeu mais. O piloto paulista da Williams completou a corrida em quinto, seguido por Valtteri Bottas, seu companheiro de time. Ele disse ser impossível acompanhar o ritmo da Ferrari e Mercedes. Romain Grosjean, da Lotus, apareceu na sequência.
O brasileiro Felipe Nasr acabou o GP da China na oitava colocação, uma à frente da que largou, marcando mais quatro pontos em sua curta carreira na F1. Daniel Ricciardo foi o nono e Marcus Ericsson encerrou a zona de pontuação em décimo.
Esta foi a 35ª vitória da carreira de 151 provas de Lewis Hamilton, que abre vantagem na liderança do Mundial. O piloto britânico agora soma 68 pontos, com 13 de vantagem sobre Sebastian Vettel, segundo colocado. Rosberg é o terceiro com 51 pontos, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, com 30. A próxima etapa da temporada da F1 é o GP do Bahrein, em 19 de abril.
O britânico Lewis Hamilton alinhou seu carro torto no grid de largada, com o bico apontado à direita, para se defender de possíveis ataques de Nico Rosberg, já imaginando a sequência de ações da volta inicial. A estratégia funcionou e a dupla da Mercedes ficou imune à intensa briga por posições.
Largando em quarto, Massa tentou ganhar o terceiro posto de Sebastian Vettel antes da primeira curva, mas teve seu caminho bloqueado pelo alemão. Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas se aproveitaram do fato e conseguiram ultrapassar o brasileiro. Antes do fim da primeira volta, no entanto, o paulista recuperou a quinta posição de seu companheiro de Williams, atrás de Hamilton, Rosberg, Vettel e Raikkonen.
Com dez voltas disputadas na China, a classificação era um demonstrativo da clara divisão de forças entre as equipes da F1 em seu início de temporada. Hamilton e Rosberg, da Mercedes, seguidos por Vettel e Raikkonen, da Ferrari, Massa e Bottas, da Williams, Romain Grosjean e Pastor Maldonado, da Lotus, e Felipe Nasr e Marcus Ericsson, da Sauber.
O brasileiro da equipe suíça foi o primeiro piloto a entrar nos boxes para a troca de pneus, optando por compostos médios, e teve seu movimento imitado por outros competidores do meio do pelotão. Entre os ponteiros, Vettel inaugurou a rodada de pit-stops, na abertura da 14ª volta.
As duplas de Mercedes e Ferrari retornaram à pista nas mesmas posições em que foram aos boxes e com pneus macios. A Williams adotou estratégia diferente e colocou compostos médios nos carros de Felipe Massa e Valtteri Bottas, o que contribuiu para o aumento da diferença de rendimento entre os bólidos.
Na ponta do pelotão, Hamilton tentou controlar o ritmo para poupar pneus e chegou a receber ordens da equipe Mercedes para andar mais rápido, a fim de evitar ataques dos pilotos da Ferrari. Funcionou. Ao mesmo tempo em que Rosberg sofria com o desgaste dos compostos, o britânico anotava as melhores voltas da corrida.
Hamilton foi aos boxes para sua segunda parada na 34ª volta, duas depois do que seu companheiro de Mercedes, e voltou à pista com vantagem bastante confortável sobre o restante dos competidores. A partir daí, só teve que se preocupar em guiar seu carro por mais 22 giros até receber a bandeira quadriculada.
As principais emoções no trecho final de prova estiveram em brigas no fim do pelotão. Primeiro, Daniel Ricciardo e Marcus Ericsson travaram boa batalha pela décima colocação, vencida pelo australiano da Red Bull. Depois, Pastor Maldonado e Jenson Button duelaram pelo 13º posto até se tocarem, em erro do britânico, a seis giros de Hamilton ser coroado como vencedor.
O fim monótono do GP da China foi decretado com a quebra da Toro Rosso de Max Verstappen na reta dos boxes a duas voltas da bandeira quadriculada, o que causou a entrada do carro de segurança. As dificuldades dos comissários de pista para manobrar o bólido do holandês, só retirado do local após intervenção de mecânicos da equipe, que retiraram seu bico, geraram as reações mais exaltadas do público em 56 voltas. Os competidores cruzaram a linha de chegada em fila indiana, segundos após o safety car retornar aos boxes.
Fonte: Gazeta Esportiva
Resultado final - GP da China
Pos
Pilotos
Equipes
variação
1º
Mercedes
1h39min42s008
2º
Mercedes
+0s714
3º
Ferrari
+2s988
4º
Ferrari
+3s835
5º
Williams
+8s544
6º
Williams
+9s885
7º
Lotus
+19s008
8º
Sauber
+22s625
9º
Red Bull
+32s117
10º
Sauber
+ 1 volta
11º
Force India
+ 1 volta
12º
McLaren
+ 1 volta
13º
Toro Rosso
+ 1 volta
14º
McLaren
+ 1 volta
15º
Manor
+ 2 voltas
16º
Manor
+ 2 voltas
17º
Toro Rosso
Não completou
18º
Lotus
Não completou
19º
Red Bull
Não completou
20º
Force India
Não completou
Mundial de Pilotos
Pos
Pilotos
Equipes
Pontos
1º
Mercedes
68
2º
Ferrari
55
3º
Mercedes
51
4º
Williams
30
5º
Ferrari
24
6º
Williams
18
7º
Sauber
14
8º
Red Bull
11
9º
Lotus
6
10º
Force India
6
11º
Toro Rosso
6
12º
Toro Rosso
6
13º
Sauber
5
14º
Red Bull
2
15º
Force India
1












