SAÚDE

Hospital de Linhares realiza mutirão de cirurgias de catarata

HGL realiza, de sexta-feira (15) a domingo (17) mais um mutirão de cirurgias de catarata.

Em 14/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

Esta é mais uma ação em parceria com o Governo do Estado que busca ampliar o acesso a cirurgias eletivas.

O Hospital Geral de Linhares (HGL) realiza, de sexta-feira (15) a domingo (17) mais um mutirão de cirurgias de catarata. A expectativa da equipe oftalmológica é atender 150 pacientes por dia, previamente agendados, de Linhares e outras cidades do norte do Espírito Santo.

Esta é mais uma ação em parceria com o Governo do Estado que busca ampliar o acesso a cirurgias eletivas. Muitos dos pacientes previstos para o mutirão deveriam ser atendidos originalmente em Baixo Guandu, mas foram encaminhados para Linhares para acelerar o atendimento e garantir mais conforto e comodidade para os pacientes.

Desde abril deste ano, o HGL já realizou 1.620 cirurgias de catarata, além de 78 procedimentos de pálpebras, 14 reconstruções palpebrais e 289 cirurgias de pterígio, totalizando 2.001 procedimentos oftalmológicos nos últimos quatro meses.

“O mutirão não é apenas sobre o ato cirúrgico, mas sobre devolver a capacidade de enxergar e, com isso, dar autonomia, dignidade e mais qualidade de vida aos pacientes. Os mutirões que realizamos rotineiramente reforçam o compromisso do prefeito Lucas Scaramussa em ampliar o acesso à saúde de forma descentralizada, com foco nas necessidades reais da população e na retomada da autonomia e bem-estar das pessoas atendidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.

A diretora-geral do HGL, Clézia Martteli explicou que com triagem, exames e cirurgia realizadas no mesmo dia, a estratégia busca agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento, além de garantir o acesso gratuito e humanizado à saúde visual. 

“Cada cirurgia de catarata que realizamos significa devolver a luz aos olhos de alguém. É mais do que um procedimento médico, é resgatar a independência e a esperança dessas pessoas”, disse.

O mutirão acontece no centro cirúrgico do HGL e conta com equipes médicas e de enfermagem especializadas, garantindo atendimento seguro e humanizado. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

"Campanha Agosto Cinza" conscientiza sobre a catarata
"Saúde e soberania não se negociam", diz Padilha após sanção
Planos de saúde terão de oferecer implante contraceptivo hormonal
Linhares inicia entrega de canetas reutilizáveis de insulina
Equipes promovem incentivo ao aleitamento materno 
Vitória capacita profissionais para cuidados psicológicos

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET