SAÚDE
Hospital São José recebe acelerador linear para oncológia
A entrega foi feita pelo Ministério da Saúde em cerimônia realizada na quinta (11), no hospital.
Em 12/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/SESA/Secom-ES
A iniciativa marca um movimento estratégico para descentralizar o cuidado em alta complexidade, garantindo que pacientes possam realizar etapas do tratamento mais perto de casa.
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região centro-norte agora contam com um equipamento fundamental para o tratamento de diversos tipos de câncer. É o acelerador linear que passa a integrar o novo serviço de radioterapia do Hospital São José, em Colatina.
A entrega do equipamento foi feita pelo Ministério da Saúde em cerimônia realizada na quinta-feira (11) no hospital. A iniciativa marca um movimento estratégico para descentralizar o cuidado em alta complexidade, garantindo que pacientes possam realizar etapas do tratamento mais perto de casa, reduzindo deslocamentos à capital e fortalecendo a continuidade assistencial.
A nova estrutura física construída para abrigar o serviço, anexa ao hospital, tem cerca de 1 mil metros quadrados e recebeu investimento superior a R$ 12 milhões, provenientes do Ministério da Saúde. O espaço foi planejado para integrar-se aos serviços já existentes na unidade, facilitando exames complementares, encaminhamentos e acompanhamento multiprofissional.
Cuidado oncológico
Com o início das operações, o serviço de radioterapia deverá atender aproximadamente 65 pacientes por mês, ampliando a capacidade da Rede Estadual em oferecer cuidado oncológico integral no interior do Estado.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a chegada do acelerador linear a Colatina representa um marco na regionalização e na qualificação da assistência em oncologia.
“O Hospital São José passa a consolidar-se como referência regional dentro da rede estadual de atenção oncológica, com capacidade de atuar como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), fortalecendo a rede estadual e aproximando tecnologia, cuidado e qualidade de vida da população da região centro-norte.” (Com informações da Sesa)
Leia também:
> Lula inaugura serviços de radioterapia em cinco cidades
> Vacina da dengue está disponível em nas UBS de Cariacica
> Meridional Serra abre vagas para curso gratuito de gestante
> Vacina contra VSR está disponível para gestantes em Viana
> Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em janeiro
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET














