CULTURA
Inscrições abertas para oficinas culturais grátis em Jabaeté
A Região Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, recebe nesta semana dois projetos culturais
Em 15/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
As atividades começaram na segunda-feira (14) com a oficina de construção de instrumentos do projeto “Tambor de pé no chão” e seguem até sábado (19), com vagas ainda disponíveis para quem quiser participar.
A Região Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, recebe nesta semana dois projetos culturais que oferecem oficinas gratuitas para moradores. As oficinas de música e de artesanato acontecem no Centro Cultural Arte e Nós, localizado em frente à UBS Jabaeté, na Avenida Jamaica, 47, em Jabaeté.
As atividades começaram na segunda-feira (14) com a oficina de construção de instrumentos do projeto “Tambor de pé no chão” e seguem até sábado (19), com vagas ainda disponíveis para quem quiser participar.
O projeto “Tambor de pé no chão” iniciou as ações com a oficina de construção de instrumentos percussivos voltada a crianças, adolescentes e jovens. Desde terça-feira (14) até sexta (18), sempre das 17 às 19h, o projeto oferece oficinas sobre musicalidade afro-capixaba, ministradas pelo artista e educador Guilherme Irie, coordenador do grupo Batuques do Terrão, com vagas abertas para pessoas acima de 10 anos.
Macramê
Também desde esta terça-feira (14), o projeto “Árvore DNA” realiza oficinas de macramê no mesmo local, das 14h às 16h. A proposta é ensinar a técnica manual de tecelagem para a criação de peças como acessórios e utilitários. O curso é conduzido pela artesã Dayane Brunoro, vencedora do Prêmio do Artesanato Capixaba 2024 na categoria animal, com material disponibilizado para todos os participantes. Podem se inscrever moradores a partir de 10 anos.
O encerramento das atividades será no sábado (19), a partir das 18 horas, com evento gratuito para toda a comunidade. A programação inclui exposição dos instrumentos feitos pelos participantes, apresentação dos alunos da oficina de musicalidade e roda de congo com o Mestre Domingos Teixeira.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (27) 99806-3771 ou pelo Instagram @centroculturalarteenos.
“Ações como essas mostram como políticas culturais podem chegar aos bairros e fortalecer tradições. É um movimento que oferece aprendizado, gera encontros e mantém vivas práticas importantes para a nossa identidade”, afirma o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Júnior.
Os dois projetos são financiados pelo Edital nº 001/2024 do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), na linha de difusão, apresentação e formação, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, do programa Cultura Viva e do Ministério da Cultura. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Exposição “Devoção” celebra a fé popular e a diversidade cultural
> Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da Itália Unita
> Itália Unita chega fortalecendo a cultura e tradição em Aracruz
> Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14)
> Pedra Azul entra no circuito do Festival de Domingos Martins
> Banda 14 Bis será atração no "Festival de Domingos Martins"
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













