CIDADE

Jucutuquara recebe praça requalificada com direito a festa

Comunidade de Jucutuquara, em Vitória, recebe praça requalificada com direito a festa.

Em 01/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Em 2021, início da atual gestão, a praça, que tem 4 mil metros quadrados, estava ocupada por pessoas em situação de rua.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Devolver a Praça Adrúbal Soares totalmente requalificada a seus frequentadores históricos, moradores de Jucutuquara e bairros vizinhos é motivo de muita alegria e celebração. Assim foi na noite desta sexta-feira (27), durante a entrega para a comunidade.

>> Cariacica inaugura Polo Gastronômico em Vila Palestina

"Com sua reurbanização, os moradores de Jucutuquara, Cruzamento, Forte São João, Fradinhos e Ilha de Santa Maria serão beneficiados com mais uma área de lazer e os comerciantes do entorno com o incremento do comércio local. A praça é um local bem tradicional no bairro e muito utilizada pelos moradores. O objetivo da intervenção é, além das melhorias, criar os ambientes almejados pela comunidade local", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

"Além de ponto de lazer do bairro, o local é um importante ponto de conexão de vários modais de transporte, o que proporciona um grande fluxo de pessoas durante dias úteis. A ideia foi dividir a praça em dois ambientes distintos, sendo um deles para alto fluxo de pessoas, porém de baixa permanência, e um segundo ambiente atendendo um fluxo baixo de pessoas, mas com longa permanência", declarou o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Francisco Guzzo, líder comunitário de Jucutuquara, destacou a importância dessa intervenção. "Essa praça ficou abandonada por várias administrações. Nos reunimos com os técnicos da Prefeitura e decidimos o que queríamos para nosso bairro. Hoje, comemoramos nossa nova praça."

Em 2021, início da atual gestão, a praça, que tem 4 mil metros quadrados, estava ocupada por pessoas em situação de rua.Técnicos da Secretaria de Assistência Social (Semas) foram mobilizados para atender esse público, que usava o local como moradia.

Após reuniões com moradores e comerciantes do entorno, foi estabelecido que o projeto de urbanização da praça, que tem uma área de 4 mil metros quadrados, contemplaria quadra poliesportiva, espaço de convivência com mesas e bancos, Parque Kids, área para feirinhas locais e pequenos shows e jardins.

Além disso, parte da sua estrutura foi utilizada para a criação de um palco para ser utilizado em dias de festas locais, uma vez que o bairro possui uma forte tradição no carnaval capixaba.

Ao lado da quadra poliesportiva, foi criado um amplo espaço para atender food trucks, com vários conjuntos de mesas e cadeiras. A rua localizada aos fundos da praça foi transformada em uma via sem saída e elevada ao nível da calçada, para, no período da noite e aos finais de semana, transformar-se em um espaço de lazer.

Todas as áreas de jardim foram projetadas respeitando as árvores existentes e suas raízes. Até mesmo os canteiros das árvores das calçadas foram projetados com dimensões confortáveis para o desenvolvimento das espécies.

O sistema de drenagem que atende a praça foi redimensionado com dois pontos de lançamento das águas das chuvas: um na avenida Paulino Muller e o segundo na confluência das avenidas Vitória e Alberto Torres. (Secom/PMV)

Leia também:

Cariacica inaugura Polo Gastronômico em Vila Palestina
Unidades de Saúde de Anchieta recebem novos notebooks
Procon de Cachoeiro orienta os consumidores em férias
Vitória dá início às obras da Guarderia Náutica Municipal
PML intensifica manutenção das estradas rurais após chuvas
Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET