CIDADE

Lâmpadas de LED fazem de Vila Velha a 1ª cidade digital do ES

Vila Velha está se tornando a primeira cidade digital do Estado e uma das primeiras do Brasil.

Em 02/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

De acordo com a secretária de Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, a PPP representa um avanço tecnológico na iluminação e qualidade de vida da população.

Vila Velha está se tornando a primeira cidade digital do Estado e uma das primeiras do Brasil, com a implantação da Parceria Público Privada (PPP) da iluminação pública. Por meio do Consórcio SRE-IP Vila Velha, a prefeitura vai modernizar todo o parque de iluminação pública do município. 

Aproximadamente 35.000 pontos de iluminação irão receber o novo sistema de lâmpadas de LED, considerado por especialistas da área de energia o que há de melhor em tecnologia de sistema de iluminação. Todas as antigas lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, nos locais de maior fluxo de pessoas e veículos, serão substituídas no período de um ano.  

De acordo com a secretária de Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, a PPP representa um avanço tecnológico na iluminação e qualidade de vida da população.

“É o primeiro passo para Vila Velha se tornar uma cidade inteligente,” concluiu a secretária.

Vários são os benefícios da PPP da iluminação para a sociedade, como no meio ambiente, com a redução das emissões de CO2, adoção de tecnologias sustentáveis, eficiência energética com a redução superior a 50% no consumo de energia e aumento da vida útil das lâmpadas. 

Já na economia, redução dos gastos do governo, aumento de investimento com a redução da poluição luminosa, iluminação de qualidade em espaços e equipamentos públicos e pontos turísticos da cidade. E na segurança, redução da criminalidade e acidentes de trânsito no período noturno.  (Com informações da Semco/PMVV)

TÓPICOS:

CIDADE   |   ECONOMIA   |  SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO