CIDADE
Linhares gera 1,1 mil empregos com carteira assinada no 1º tri
Linhares gera 1,1 mil empregos no 1º trimestre de 2025, quase 80% a mais do que em 2024
Em 13/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Deivid Gava/Divulgação/Prefeitura de Linhares
Os dados do Caged apontam que Linhares tem atualmente 50.671 pessoas empregadas com carteira assinada. O saldo trimestral, de 1.197, é a diferença entre 9.653 admissões e 8.456 demissões neste período.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Linhares iniciou 2025 com mercado de trabalho formal aquecido e com as empresas contratando. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (28/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o município encerrou o primeiro trimestre com um saldo positivo de 1.197 vagas com carteira assinada, ficando entre os cinco melhores resultados entre todas as cidades do Espírito Santo.
>> Vila Velha é destaque nacional e obtém reconhecimento
Os dados do Caged apontam que Linhares tem atualmente 50.671 pessoas empregadas com carteira assinada. O saldo trimestral, de 1.197, é a diferença entre 9.653 admissões e 8.456 demissões neste período. É importante destacar que o município apresentou saldo positivo de empregos em todos os meses do ano, e todos os setores estão em alta, da indústria ao comércio e serviços.
O saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada neste primeiro trimestre é quase 80% superior ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2024 o saldo de empregos entre os meses de janeiro, fevereiro e março era de 691, frente as 1.197 oportunidades criadas agora em 2025.
Setores
No trimestre, o destaque no município foi para o setor de serviços com 3.236 empregos criados, seguido da indústria (2.409), comércio (2.246), agropecuária (1.131) e construção (631).
O prefeito Lucas Scaramussa destaca que o cenário positivo no mercado de trabalho em Linhares neste primeiro trimestre mostra a força do setor produtivo do Município que vêm investindo e ampliando negócios, direcionando os linharenses para melhores oportunidades de emprego e renda.
“Linhares começou o ano com o mercado aquecido, o que é um ótimo sinal e fruto da capacidade de investimento das empresas locais. Estamos de mãos dadas com o setor produtivo para incentivar a geração de emprego e a diversificação da matriz econômica, potencializando além da indústria, o nosso turismo, comércio e agricultura, o que demonstra que, juntos, estamos no caminho certo. Tenho certeza que os números continuarão positivos nos próximos meses”, disse o prefeito Lucas Scaramussa.
Apoio municipal
Linhares tem estruturado uma forte política de apoio à geração de empregos, um dos pilares do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Desenvolve + Linhares lançado no mês passado.
“Esse resultado positivo nos mostra que as ações da Prefeitura de apoio às empresas da cidade, das pequenas às grandes, estão no sentido correto e vamos fazer mais, como o trabalho de desburocratização que a Prefeitura tem feito para facilitar a abertura de micro e pequenas empresas e com isso facilitar a contratação de mais trabalhadores. O Desenvolve + Linhares foi construído com a participação efetiva do empresariado local justamente para entendermos e estarmos próximos dos desafios e oportunidades dos segmentos que movem a economia de Linhares”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot.
Capacitação
Além disso, a Prefeitura vai lançar, em breve, um amplo programa de capacitação para trabalhadores e empreendedores nos mais diversos segmentos da economia, do agro à tecnologia, que irá promover cursos e preparar para o mercado de trabalho quem está em busca de oportunidades e qualificação.
A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico oferece ainda uma Sala do Empreendedor, que funciona no segundo andar do Sindicato Rural de Linhares, no centro da cidade, dá o suporte a microempresários e microempreendedores individuais.
O Município também apoia e incentiva eventos de tecnologia e inovação para gerar novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> Vila Velha é destaque nacional e obtém reconhecimento
> Procon alerta sobre golpes com IA para enganar consumidores
> Garis alpinistas garantem limpeza e segurança em Vitória
> Investimentos na infraestrutura impulsionam potencial turístico
> Novo auditório e melhorias são entregues em escola de Vitória
> Procon Serra intensifica fiscalização antes do Dia das Mães
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












