SAÚDE

Linhares vai realizar 4 mil exames de mamografia neste mês

Prefeitura vai realizar 4 mil exames de mamografia neste mês de outubro para zerar fila.

Em 14/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

As mulheres que se enquadram na faixa etária indicada recebem a solicitação médica para realização do exame,que é realizado numa clínica médica conveniada ao Serviço Único de Saúde (SUS).

Para garantir ainda mais o cuidado integral às mulheres, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, criou um plano de ampliação dos serviços de mamografia neste mês de outubro. O objetivo é zerar a fila de espera para o rastreio por imagem das mamas, já que atualmente 3 mil pacientes aguardam pelo exame.

A meta é realizar 4 mil exames somente ao longo deste mês. Os atendimentos ocorrem nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Linhares, dos bairros e do interior. As mulheres que se enquadram na faixa etária indicada recebem a solicitação médica para realização do exame,que é realizado numa clínica médica conveniada ao Serviço Único de Saúde (SUS).

Quando o resultado do exame indica a necessidade de acompanhamento, a paciente é encaminhada aos serviços de referência. Em Linhares, o atendimento é realizado na Casa Rosa — Núcleo de Referência da Saúde da Mulher, localizada na Avenida Nicola Biancardi, nº 310, bairro Shell.

Além das mamografias, exames preventivos de colo do útero também estão sendo solicitados. A faixa etária prioritária é de mulheres entre 25 e 64 anos.

Vale lembrar que todos os atendimentos são realizados de forma humanizada, com atenção especial às necessidades de cada paciente.

A diretora da Regulação Municipal de Linhares, Kathya Kill, lembra que a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 400 anos, como parte dos cuidados médicos de rotina preconizados pelo Ministério da Saúde.

“Esse é o melhor procedimento para a detecção precoce. Quanto mais cedo o câncer de mama for identificado, maiores são as chances de a paciente necessitar de um tratamento menos invasivo com resultados mais efetivos”, explica.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim, explica que o mutirão e ampliação dos exames integra uma mobilização contínua da Secretaria Municipal de Saúde, que tem conseguido reduzir a fila de espera, com base em ações coordenadas, ampliação de ofertas e reorganização dos fluxos assistenciais.

“Nossa meta é realizar 4 mil exames neste mês de outubro, o que representa a união de uma rede de saúde que trabalha de forma articulada, com foco na vida das pessoas. Quando diagnóstico, estrutura e regulação funcionam em conjunto, conseguimos oferecer respostas rápidas e salvar mais vidas”, destaca Alexandre. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Sábado é Dia D da Campanha Nacional de Vacinação
País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol
SUS recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama
Espírito Santo recebe ampolas do antídoto contra metanol
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos
Vila Velha realiza ações sábado em alusão ao Outubro Rosa

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET