CENÁRIO EMPREENDEDOR
Mulheres transformam banana em produtos saborosos
Mulheres transformam banana em produtos como bombons, chips e macarrão em Cariacica
Em 29/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica
O grupo mantém em funcionamento a loja “Venda dos Tropeiros” nos finais de semana, na estrada principal de Cachoeirinha, e tem feito grande sucesso entre os moradores.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Grupo Sete M – Sete Mulheres, também conhecido pelos seus produtos “Delícias de Cachoeirinha”, transforma banana em produtos saborosos como bombons, chips, banana-passa, macarrão e farinha. O grupo mantém em funcionamento a loja “Venda dos Tropeiros” nos finais de semana, na estrada principal de Cachoeirinha, e tem feito grande sucesso entre os moradores.
>> MEIs e artesãos de Vila Velha podem se inscrever para FecartES
O projeto começou em 2006, como uma forma de aproveitar o que sobrava dos bananais. Com o tempo, as mulheres perceberam a procura por seus produtos e passaram a comprar bananais para atender às necessidades dos clientes.
“Nós fomos evoluindo e agora temos que comprar os bananais para podermos atender a demanda que temos”, contou Vera Lucia Monteiro, vice-presidente da associação.
O objetivo das mulheres é poder tirar o sustento dessas produções. Para isso, elas se dedicam nos produtos e divulgam o projeto. Segundo Vera, elas estão caminhando para essa meta.
“Quando tem demanda a gente se reúne, chama todo mundo e é super divertido. Hoje não há necessidade de ter mais pessoas. Na nossa fábrica, cada uma faz um pouco de tudo. Descasca quando precisa, modela, passa chocolate, empacota e coloca etiqueta. Vamos nos organizando”, explicou o processo de criação.
Para comercializar os produtos, o grupo trabalha aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na loja da associação, que fica localizada na estrada principal de Cachoeirinha. Além disso, elas estão no Mercado Municipal e também distribuem as produções na Praia da Costa e em Itapuã.
“A nossa matéria-prima é a banana. Então, dessa banana, a gente transforma em bombom, banana chips, farinha de banana e banana-passa. É feito todo um processo até que eles cheguem ao consumidor, mas é com muito carinho”, ressaltou.
O Grupo Sete M é um exemplo de sucesso de empreendedorismo feminino. Com dedicação e trabalho em equipe, as mulheres seguem realizando as confecções e garantindo a renda do mês. (Semco/PMC)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> MEIs e artesãos de Vila Velha podem se inscrever para FecartES
> Cachoeiro reforça importância da formalização para o MEI
> Feira de produtos da Páscoa começa nesta terça em Cachoeiro
> Atendimento ao cliente é tema de oficina gratuita na Serra
> Cachoeiro vai promover feira de produtos da Páscoa
> PMVV lança programa que conecta mulheres ao trabalho
> Março tem condições especiais de crédito para mulheres
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












