MEIO AMBIENTE

Onda Azul mobiliza Vitória no Dia Mundial dos Oceanos

Neste domingo (08), Dia Mundial dos Oceanos, Vitória deu um mergulho na luta ambiental

Em 09/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Com ações simultâneas por terra e por mar, a Onda Azul promoveu atividades educativas, sensibilização ambiental e intervenções culturais.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Neste domingo (08), Dia Mundial dos Oceanos, Vitória deu um mergulho profundo na luta ambiental e transformou a Prainha de Jesus de Nazareth em cenário de uma mobilização histórica. No início da manhã de hoje, a ação Onda Azul reuniu moradores, lideranças comunitárias, instituições, associações e voluntários em um verdadeiro mutirão pela preservação do litoral da capital.

>> Instituto cria técnicas inovadoras de combate ao fogo

A força-tarefa -- liderada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Central de Serviços e de coletivos ambientais -- foi além do recolhimento de resíduos com um chamado à consciência coletiva: proteger o oceano é proteger o que nos mantém vivos.

Com ações simultâneas por terra e por mar, a Onda Azul promoveu atividades educativas, sensibilização ambiental e intervenções culturais. Entre os destaques, o teatro da Cia de Bonecos do Tio Diu, em parceria com a empresa Synergia, encantou as crianças e levou, de forma lúdica, uma mensagem urgente sobre o cuidado com os oceanos e o futuro do planeta.

Na água, a força simbólica veio com os praticantes da canoa havaiana do coletivo Jesus de Nazareth VA'A, que participaram ativamente da ação, provando que o esporte também é ferramenta de transformação social e ambiental.

A atividade integra o projeto Praia Limpa, parte da agenda ambiental permanente do município de Vitória, voltada à promoção da sustentabilidade e à valorização da relação entre população e território.

"O oceano é fonte de alimento, de equilíbrio climático, de biodiversidade e de cultura. Proteger suas águas é proteger o futuro da cidade e das próximas gerações", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho.

A Onda Azul contou com o apoio do Projeto Baleia Jubarte, da Associação de Moradores de Jesus de Nazareth, do Instituto Últimos Refúgios, entre outros parceiros comprometidos com a causa ambiental. No portal Interagevix é possível conhecer todos os projetos da Gerência de Educação Ambiental e solicitar ações em sua comunidade, ampliando a rede de proteção ambiental em Vitória. (Secom/PMV)

Leia também:

Instituto cria técnicas inovadoras de combate ao fogo
Cariacica realiza plantio de mudas e limpeza urbana
Dia do Meio Ambiente: Refúgio de natureza e lazer na Serra
Vila Velha inicia domingo (8) o plantio de 50 mil mudas 
Crianças pequenas são mais expostas a riscos climáticos
Ibama receberá 825,7 milhões para combate ao desmatamento
Meio Ambiente: Vitória tem programação voltada a reflexão

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET