LAZER

Parque da Fonte Grande celebra 39 anos com expedição

Nesta quinta (7), Parque da Fonte Grande, em Vitória comemora seus 39 anos de existência.

Em 06/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A principal atração do dia será a Expedição Pés na Trilha: Conhecendo os Segredos da Floresta, uma atividade que convida os pequenos exploradores a descobrir a riqueza da Mata Atlântica que cerca o parque.

com uma aventura inesquecível para 92 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, que fica no bairro Redenção, em Vitória.

A principal atração do dia será a Expedição Pés na Trilha: Conhecendo os Segredos da Floresta, uma atividade que convida os pequenos exploradores a descobrir a riqueza da Mata Atlântica que cerca o parque. Guiadas por educadores ambientais, as crianças poderão sentir, ouvir e perceber a floresta com todos os seus sentidos, aprofundando a conexão com a natureza e despertando o amor pelo meio ambiente.

Uma imersão na floresta que ensina

A Expedição Pés na Trilha faz parte do projeto "Mata Atlântica - Floresta que Ensina", desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande em parceria com o Cmei Geisla da Cruz Militão, que também lançará, no mesmo dia, o inovador Alfabeto do Parque da Fonte Grande, um material didático que une alfabetização e biodiversidade local.

Segundo Wilson de Souza, geógrafo e educador ambiental do parque, que conduzirá a expedição junto aos estagiários Gladson Alvarenga Lima e Leonardo César, a experiência vai muito além de um passeio.

"As crianças do bairro Redenção, que é vizinho ao parque e parte do Maciço Central de Vitória, são protagonistas desse território. A expedição foi cuidadosamente planejada para que elas vivam a floresta de forma sensorial e ativa, aprendendo sobre a fauna, a flora e o ecossistema, tornando-se verdadeiros guardiões da natureza", afirmou ele.

De A a Z: um alfabeto que brota da floresta

A iniciativa nasceu das vivências realizadas entre o CEA e o Cmei, onde as crianças demonstraram grande curiosidade por tudo o que encontraram durante as visitas ao parque. Professores e educadores perceberam que a alfabetização poderia caminhar lado a lado com a educação ambiental.

O resultado foi a criação do "Alfabeto do Parque da Fonte Grande", uma ferramenta pedagógica rica em significados. Cada letra representa um elemento do parque - de A de Aranha a Z de Zangão, passando por P de Pau-Brasil, G de Gavião-Carijó e até W de Wilson, o educador ambiental - homenageando a figura que acolhe e ensina as crianças com dedicação.

A proposta é contextualizar o processo de alfabetização, valorizando a biodiversidade local e despertando desde cedo o senso de pertencimento e cuidado com a Mata Atlântica.

Através do portal Interagevix, escolas e o público em geral podem conhecer o Alfabeto do Parque da Fonte Grande e o projeto "Mata Atlântica - Floresta que Ensina", que busca fomentar o respeito e o cuidado com os ecossistemas locais desde a infância

Um parque que é patrimônio de Vitória

Desde sua criação em 1986, o Parque da Fonte Grande tem sido um refúgio de biodiversidade e um espaço dedicado à educação ambiental na capital capixaba. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) trabalha continuamente para proteger a Mata Atlântica remanescente do Maciço Central, promovendo reflorestamento, fiscalização e conscientização ambiental.

Atualmente, cerca de 40% do território de Vitória é composto por áreas protegidas, e o parque é peça-chave para conservar essa riqueza natural.

Serviço
Comemoração dos 39 anos do Parque da Fonte Grande
Data: Quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Manhã das 9h às 11h
Tarde das 14h às 16h. (Secom/PMV)

Leia também:

Agosto da Juventude movimenta Viana com atividades
Expo Aracruz: contagem regressiva para maior evento do norte
"Prainha Vive" celebra domingo 4 anos com edição especial
Jacaraípe será palco do 6º Serra Motofest neste fim de semana
Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho
Forró Bobó é a pedida do final de semana em Anchieta

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET