AGRICULTURA
PMC: Novo equipamento potencializará produção de café
Novo equipamento vai potencializar a produção de café na região rural, em Cachoeirinha.
Em 13/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Rodolfo Santos/Divulgação/Prefeitura de Cariacica
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC-ES) estiveram presentes na entrega, valorizando e reconhecendo as produções rurais.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Os produtores rurais da região de Cachoeirinha participaram, neste sábado (10), da inauguração de um novo equipamento, o secador de café, que vai permitir o beneficiamento local dos grãos, agregando valor ao produto para fortalecer a economia rural da região. O instrumento, adquirido por meio de uma emenda parlamentar, foi instalado pelo Governo do Estado e visa fomentar a economia dos agricultores.
>> Cariacica aumenta produção de mel e ganha mercado
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC-ES) estiveram presentes na entrega, valorizando e reconhecendo as produções rurais.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Shymenne de Castro, falou sobre a importância do secador.
“Essa é uma importante entrega para a comunidade rural e para os produtores. Além de potencializar e fomentar ainda mais a produção, o equipamento agrega ao mercado agrícola da região e valoriza toda a dedicação e empenho destes produtores”, ressaltou.
A Secretaria de Agricultura de Cariacica tem mantido uma parceria com a cooperativa para levar maior desenvolvimento e qualidade de vida para os produtores rurais da cidade. O início das atividades do secador vai favorecer vários produtores da agricultura familiar, que antes tinham um custo extra para beneficiamento do produto.
“Ao realizarmos essa entrega, estamos fortalecendo também a parceria e fomentando ainda mais as produções agrícolas desta região. É um grande passo”, comentou Nilson Teixeira, secretário de Agricultura do município.
A CAFC-ES, fundada em junho de 2017, reúne atualmente 320 cooperados e comercializa semanalmente cerca de 60 toneladas de produtos, incluindo bananas e derivados, para diversos mercados, como São Paulo e Rio de Janeiro. (Semco/PMC)
Leia também:
> Cariacica aumenta produção de mel e ganha mercado
> ES dá início à colheita do café conilon com evento em Jaguaré
> Safra de café deve chegar a 56 milhões de sacas em 2025
> Encontro reunirá empreendedores do agronegócio, em Vitória
> Agricultores de Guarapari são atendidos por Projeto Itinerante
> Quarto Território recebeu o Dia de Campo sobre café Conilon
> "Dia de Campo" reúne mais de 500 produtores rurais em Aracruz
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












