MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Aracruz participa do Projeto Praia sem Óleo

O objetivo do curso é para a observação do comportamento do óleo no meio ambiente.

Em 05/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

Em 2019, o Espírito Santo foi uma das regiões severamente afetadas pelo desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo que atingiu diversas praias do Brasil, deixando um rastro de destruição em ecossistemas marinhos e costeiros.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está ministrando o curso “Projeto Praia sem Óleo”, que visa preparar as equipes gestoras dos órgãos municipais, em parceria com a Prefeitura de São Mateus. As secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Planejamento (Sempla), além da Defesa Civil da Prefeitura de Aracruz, participam do treinamento com o objetivo de multiplicar o conhecimento para ações de limpeza em caso de eventuais desastres de derramamento de petróleo nas praias do Espírito Santo. O curso acontece nos dias 4 e 5 de novembro, em São Mateus.

O objetivo do curso é para a observação do comportamento do óleo no meio ambiente, procedimentos para limpeza de óleo em ambientes litorâneos, forma adequada para armazenamento, destinação temporária e definitiva dos resíduos oleosos coletados.

Em 2019, o Espírito Santo foi uma das regiões severamente afetadas pelo desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo que atingiu diversas praias do Brasil, deixando um rastro de destruição em ecossistemas marinhos e costeiros.

Os participantes aprenderão técnicas adequadas para a remoção do óleo das praias, como identificar áreas contaminadas, os cuidados ao manusear resíduos tóxicos e o impacto ambiental do óleo no ecossistema marinho.

Além disso, será dada ênfase à conscientização ambiental e à importância da atuação comunitária na preservação do litoral. Os multiplicadores serão capacitados para repassar os conhecimentos adquiridos a outros membros da comunidade, ampliando o alcance da ação de limpeza e conscientização.

As aulas teóricas ocorrerão no auditório da sede administrativa da prefeitura de São Mateus e as aulas práticas na Base do Centro Tamar, em Guriri. O treinamento tem carga horário de 08 horas, sendo 04 horas de aula teórica e 04 horas de aula prática. (Por Thiago Peroni-Secom/PMA)

Leia também:

Amazônia e Cerrado têm dados de redução do desmatamento
Petrobras tem excelência para explorar Margem Equatorial
Programa Restaura Amazônia aprova 17 novos projetos
Campanha de troca de recicláveis por pães será sábado
Subsídio para energia limpa precisa superar o de fósseis
Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET