SAÚDE
Prefeitura de Cariacica realiza ações de prevenção ao HIV/Aids
A Prefeitura de Cariacica iniciou ações que integram a campanha do Dezembro Vermelho.
Em 02/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Claudio Postay/Divulgação/Prefeitura de Cariacica
Durante todo o mês haverá atividades especiais, incluindo testagem rápida, roda de conversa, palestras, entre outras iniciativas.
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou uma série de ações que integram a campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids e outras IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Nesta segunda-feira (1º), as equipes estiveram na Expedito Garcia, em Campo Grande, conscientizando os moradores.
Durante todo o mês haverá atividades especiais, incluindo testagem rápida, roda de conversa, palestras, entre outras iniciativas.
"Estamos comprometidos em proteger a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para reforçar a importância do cuidado e do enfrentamento", ressaltou o secretário de Saúde, Renan Poton.
Além da campanha, Cariacica ampliou a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nas unidades de saúde. O serviço agora é ofertado em 10 unidades distribuídas pela cidade, facilitando o acesso à prevenção.
O trabalho realizado no Centro de Referência de IST/AIDS fez com que a cidade se tornasse o município com a maior oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na Atenção Primária no Espírito Santo. A PrEP é uma estratégia eficaz de prevenção ao HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção em pessoas com maior risco de exposição ao vírus.
Dezembro Vermelho
Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
O objetivo é informar, acolher e incentivar o cuidado com a própria saúde e com a saúde coletiva. O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Existem vários métodos anticoncepcionais, no entanto, o único que pode evitar a gravidez e também prevenir as ISTs é a camisinha (masculina ou feminina). As unidades de saúde disponibilizam gratuitamente os preservativos. (Semco/PMC)
Leia também:
> HIV/Aids: BR vai insistir em acordo por PrEP de longa duração
> Serra reforça cuidado humanizado com Curso de Gestantes
> Prefeitura de Vila Velha promove ações de prevenção ao HIV
> Viana garante atendimento às pessoas com fibromialgia
> ‘Dezembro Vermelho’: Sesa intensifica prevenção ao HIV/Aids
> MS anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













