DR-ANIMAL

Prefeitura de Guarapari estuda reestruturar o castramóvel

O serviço de castração itinerante tem como objetivo reduzir a população de animais de rua.

Em 28/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

A secretária de Saúde de Guarapari, Larissa Santório, explicou que a castramóvel ainda carece de adequações necessárias para garantir a segurança dos animais e atender à legislação vigente.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estuda a possibilidade de reestruturação de castramóvel para atendimento nos bairros da cidade.

>> Aracruz promove feira de adoção de animais no sábado (25)

O serviço de castração itinerante, que visa reduzir a população de animais de rua e facilitar o acesso da população aos procedimentos, está atualmente interrompido devido à falta de equipamentos essenciais.

A secretária de Saúde de Guarapari, Larissa Santório, explicou que a castramóvel, que foi recebido com recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado Ted Conti, no valor de R$ 249.250, oriundos do Governo Federal, ainda carece de adequações necessárias para garantir a segurança dos animais e atender à legislação vigente.

“O município de Guarapari recebeu uma unidade móvel para castração (castramóvel), mas ela está desprovida de equipamentos essenciais e obrigatórios. Por isso, precisa passar por adequações para cumprir a legislação e garantir a segurança durante o procedimento cirúrgico, sem comprometer a saúde dos animais e dos profissionais envolvidos.”

Ainda segundo Larissa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza diversas ações voltadas à Saúde Pública, incluindo o Programa de Bem-Estar Animal e Controle Populacional de Cães e Gatos, onde o castramóvel está inserido.

"O programa está passando por reestruturação para oferecer um atendimento mais eficiente à população de Guarapari, considerando que a gestão atual identificou e evidenciou algumas falhas estruturais que, no momento, impedem o funcionamento adequado do serviço. É importante lembrar que a castração é um ato de amor aos animais e respeito à comunidade."

O gerente de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilberto Mário dos Santos, explicou que, atualmente, o castramóvel não pode ser utilizado.

“O castramóvel, na verdade, não está funcionando. O que temos aqui é apenas a estrutura, sem o maquinário e os equipamentos essenciais para a castração. Para viabilizar o uso do castramóvel, é necessário adquirir diversos equipamentos, o que exige mais investimentos.”

De acordo com  Gilberto, o equipamento chegou a Guarapari no ano passado, e o CCZ conseguiu realizar apenas uma ação.

“Em dezembro, fizemos uma ação no bairro Lameirão. Para isso, os funcionários utilizaram equipamentos emprestados de clínicas e veterinários da cidade. Estamos trabalhando para viabilizar o investimento necessário e garantir que o castramóvel, que hoje está parado, possa ser efetivamente utilizado.”

Benefícios da castração:
- Redução do número de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes e a disseminação de doenças.
- Diminuição do risco de doenças infectocontagiosas.
- Aumento da expectativa de vida dos animais.
- Prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas e redução do comportamento de cio.

Leia também:

Aracruz promove feira de adoção de animais no sábado (25)
Viana realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dicas para considerar antes de viajar com pet para o exterior
Prefeitura de Guarapari oferece serviço veterinário no Cavet
Projeto Castramóvel Chega ao Bairro Lameirão em Guarapari
PML: Castrações cães e gatos começam nesta segunda (18)
PMV: Vetmóvel realizará atendimentos no Sambão do Povo
Vitória terá tratamento de animais de rua com esporotricose
Sábado (9) tem evento de adoção de pets em Laranjeiras
Animais em situação de maus-tratos resgatados em Vila Velha

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET