CIDADE

Procon orienta os consumidores sobre contestação do Pix

Procon de Cachoeiro orienta consumidores sobre novo mecanismo de contestação do Pix

Em 07/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim/Reprodução/Internet

De acordo com o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, a nova funcionalidade vai facilitar a devolução dos valores enviados via pix para golpistas, já que ocorrerá de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana

Usuários do Pix que sofreram golpe, fraudes ou coerção, agora contam com um mecanismo de contestação. Os bancos disponibilizam um botão que permite as pessoas acionar o mecanismo especial de devolução, por meio do próprio aplicativo bancário. A medida entrou em vigor na última quarta-feira (1°).

De acordo com o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, a nova funcionalidade vai facilitar a devolução dos valores enviados via pix para golpistas, já que ocorrerá de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana

“É preciso ter atenção ao utilizar o novo botão uma vez que não haverá funcionalidade em caso de erro ou arrependimento”, alerta.

O coordenador alerta ainda que por ser digital, o mecanismo de contestação aumenta a velocidade de bloqueio dos valores junto a conta do golpista, o que torna a devolução mais eficiente.

Como vai funcionar

Ao contestar o Pix, a informação é repassada para o banco do golpista. Este, por sua vez, deve bloquear os recursos na conta imediatamente. Após esse bloqueio, ambos os bancos têm sete dias para analisar a contestação. Havendo concordância sobre o golpe, o valor pago indevidamente retorna para a conta da vítima, no prazo de até 11 dias. Segundo o Banco Central, valores parciais também podem ser bloqueados.

Conte sempre com o Procon!

Se notar que seus direitos não estão sendo respeitados, é possível registrar uma reclamação no Procon. Em Cachoeiro, o órgão está localizado na Rua Bernardo Horta, nº 204, bairro Guandu, em Cachoeiro, atendendo de 8h às 16h. Para mais informações, o telefone é (28) 3199-1710. Caso ainda queira, também é possível agendar conosco o seu atendimento presencial: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/(Secom/PMCI)

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