TEMAS GERAIS

​Procon Vila Velha realizou mais de 3 mil atendimentos em 2025

Procon Vila Velha segue ampliando suas ações de defesa do consumidor e conscientização

Em 29/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Em janeiro, o órgão divulgou informações com dicas sobre compras de material escolar, com foco em auxiliar os pais e responsáveis na hora de economizar e evitar abusos.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Procon de Vila Velha segue ampliando suas ações de defesa do consumidor e de conscientização da população sobre seus direitos. Entre os meses de janeiro e abril de 2025, o órgão municipal realizou 3.064 atendimentos à população canela-verde, com especial destaque para iniciativas que integraram orientação, fiscalização e educação para o consumo responsável.

>> Procon-ES orienta beneficiários sobre devolução de valores

Em janeiro, o órgão divulgou informações com dicas sobre compras de material escolar, com foco em auxiliar os pais e responsáveis na hora de economizar e evitar abusos.
 
No mês seguinte (fevereiro), o destaque foi a ação visando à redução da inadimplência em compras a crédito, buscando incentivar a responsabilidade financeira da população.
 
Já em março, o Procon Vila Velha se concentrou na programação do projeto “Mês do Consumidor”, realizando uma série de ações, tais como: atendimentos itinerantes nos terminais de Vila Velha e Itaparica; mutirão de renegociação de dívidas em parceria com a Dacasa Financeira; e publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024.
 
Ainda no mês de março, o órgão proferiu palestras educativas na Fundação Carmen Lúcia e na Escola João Calmon, onde reuniu aproximadamente 700 alunos, e a participação do órgão na 35ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em Vitória.
 
Em abril, o Procon marcou presença no Projeto Superação (05/04), promoveu uma reunião estratégica com gestores da EDP (07/04) para agilizar atendimentos de urgência da concessionária, e realizou uma ampla pesquisa de preços de ovos de Páscoa no comércio local (08 a 10/04), com divulgação dos resultados.
 
No mês de maio, a ação de destaque foi a palestra “Educação para o Consumo”, realizada na Escola Parque de Jardim Colorado, alcançando 350 adolescentes da rede municipal.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o trabalho do Procon tem impacto direto na qualidade de vida do cidadão.

“O trabalho que o Procon vem realizando é estratégico para o município. Além de proteger o consumidor, suas ações educativas promovem cidadania, prevenindo conflitos e fortalecendo a economia local com mais equilíbrio nas relações de consumo”, destacou.

O superintendente do Procon, Moisés Penha, reforça o compromisso do órgão com a orientação e a prevenção. De acordo com ele, as ações seguem sempre em busca da transparência, do diálogo e do fortalecimento da cidadania por meio do consumo consciente.

“O Procon de Vila Velha tem um papel fundamental na defesa dos direitos do consumidor e também na formação de uma nova geração mais consciente. Quando levamos conhecimento para as escolas e para as ruas, estamos construindo uma cidade mais justa, onde o respeito ao consumidor é prioridade”, afirmou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Procon-ES orienta beneficiários sobre devolução de valores
Espetáculo da natureza já começou no Extremo Sul da Bahia
Prefeitura de Cachoeiro promove palestra sobre trânsito seguro
Procon Viana alerta sobre os riscos das plataformas de apostas
Procon Cachoeiro lista direitos que consumidor não sabe
Frente fria deve derrubar temperaturas a partir desta terça
INSS começa devolver a aposentados mensalidades associativas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET