CIDADE
Programa Educa Procon orienta consumidores em Cariacica
A iniciativa oferece palestras, visitas técnicas e ações educativas para orientar consumidores
Em 18/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica
As atividades são realizadas em escolas, associações comunitárias, empresas e eventos, com linguagem adaptada à realidade de cada público e exemplos práticos.
Com o objetivo de promover a conscientização e prevenir conflitos nas relações de consumo, a Prefeitura de Cariacica, por meio do Procon Municipal, desenvolveu o Programa Educa Procon. A iniciativa oferece palestras, eventos, visitas técnicas e ações educativas para orientar tanto consumidores quanto fornecedores sobre seus direitos e deveres.
As atividades são realizadas em escolas, associações comunitárias, empresas e eventos, com linguagem adaptada à realidade de cada público e exemplos práticos. Também fazem parte do programa feiras e seminários voltados para datas importantes do calendário do consumidor, além de atendimentos e orientações em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
O Educa Procon ainda disponibiliza materiais informativos, como cartilhas, folders e conteúdos digitais e mantém um canal de diálogo aberto para esclarecer dúvidas e receber sugestões. O público-alvo inclui cidadãos em geral, estudantes, comerciantes, prestadores de serviços, microempreendedores e profissionais liberais.
“O Programa Educa Procon se propõe a ser uma ação contínua e estratégica para a consolidação de um mercado de consumo mais justo e equilibrado. A educação para o consumo é um investimento que garante a cidadania e garante benefícios para toda a sociedade”, afirmou o coordenador do Procon Municipal, Elberson Lima.
CariaciCapacita
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sandro Heleno enfatiza que, tendo a regulamentação do CariaciCapacita, os dois programas passam a caminhar juntos.
“Essa junção visa fortalecer toda a rede de consumo, soma e torna ainda mais eficaz o trabalho de orientação junto aos munícipes”, disse.
O Programa foi instituído por meio do Decreto nº 162, de 06 de agosto deste ano, que regulamenta a lei municipal nº 6.757, de 06 de junho de 2025. (Semco/PMC)
Leia também:
> Cachoeiro responde dúvidas sobre o direito do consumidor
> Praça transforma o alto do Forte São João em espaço de lazer
> Vila Velha realiza o segundo leilão do ano de bens inservíveis
> Cachoeiro inicia preparação para a aplicação de revsol
> Vila Velha inaugura ponte na Barra do Jucu neste sábado (16)
> Cachoeiro constrói muro de arrimo no bairro Vila Rica
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













