CULTURA
Projeto Cine Vitória a Minas fará um tour pelo Espírito Santo
Uma carreta que se transforma em sala de cinema completa exibirá filmes gratuitos e, 5 cidades.
Em 20/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Cepar Comunicação
No total, a carreta cinema percorrerá cerca de 2.377 quilômetros, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria, levando lazer e cultura de forma gratuita à população capixaba e mineira.
Uma carreta que se transforma em uma sala de cinema completa exibirá filmes gratuitos em cinco cidades do Espírito Santo ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a partir de segunda-feira (20/10). Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz e João Neiva serão beneficiadas pelo projeto Cine Vitória a Minas, que passa também pelo Estado de Minas Gerais.
No total, a carreta cinema percorrerá cerca de 2.377 quilômetros, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria, levando lazer e cultura de forma gratuita à população. O espaço é climatizado e conta com poltronas reclináveis e confortáveis, semelhantes às de um cinema tradicional, sistema de som e imagem digitais, além de cabine para distribuição de pipoca e refrigerante para a experiência ficar ainda mais gostosa. A acessibilidade inclui recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso.
Durante o dia, as sessões são previamente agendadas e exclusivas para alunos de escolas públicas. Já as sessões noturnas, às 18h30, são abertas ao público, que confere “Apocalipse de Gelo – Ghotsbusters” “e “Divertidamente 2”. Devido às vagas limitadas, os interessados em participar do projeto devem ir até a carreta cinema impreterivelmente no dia do evento, para garantir a retirada de seus ingressos.
Segundo a diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim, o projeto democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania.
“Levar cultura e entretenimento gratuitos a comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas reforça o papel transformador da ferrovia, que vai muito além do transporte: ela conecta pessoas, histórias e oportunidades. Este projeto também democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania.”
Programação
Espírito Santo
20 e 21/10, em Vila Velha;
23 e 24/10, em Cariacica;
27 e 28/10, em Serra;
30 e 31/10, em Aracruz;
03 e 04/11; em João Neiva;
Minas Gerais
06 e 07/11, em Aimorés;
10 e 11/11, em Resplendor;
13 e 14/11, em Conselheiro Pena;
17 e 18/11, em Tumiritinga;
21 e 22/11. em Periquito;
24 e 25/11, em Belo Oriente;;
27 e 28/11, em Santana do Paraíso;
01 e 02/12, em Nova Era.
Todas as sessões serão abertas ao público.
O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios.
Leia também:
> Anchieta: Vem aí a 11ª Caminhada Passos dos Quilombolas
> Festival da Cultura Nordestina celebra tradição em Guarapari
> Cantor transforma influência reggae em identidade no Maré Nova
> 9ª unidade da Biblioteca Transcol será inaugurada nesta sexta
> MinC quer transformar escolas de samba em pontos de cultura
> Oficina gratuita de dança chega à Vitória na segunda (29)
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













