ECONOMIA CAPIXABA

Sindiprom-ES propõe criar marco legal para o setor de eventos

Objetivo é assegurar uma política pública permanente de apoio às feiras e eventos temáticos.

Em 12/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Afonso Silva/Divulgação/Sindiprom-ES

A proposta foi apresentada, na última segunda-feira (11),​ a autoridades e instituições do trade turístico durante evento em comemoração ao Dia do Comerciante, em parceria com o Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.

O Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos em Geral do Espírito Santo (Sindiprom-ES) propôs a criação de um marco legal estadual para assegurar uma política pública permanente de apoio às feiras e eventos temáticos no estado.

A sugestão, que faz parte de um relatório inédito do Sindiprom-ES, foi apresentada na última segunda-feira (11), no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, durante evento em comemoração ao Dia do Comerciante, promovido pelo sindicato, com correalização do Sistema Fecomércio-ES - Sesc e Senac.

De acordo com o relatório, produzido com apoio do Sebrae/ES e da Aderes, a política pública a ser criada deve garantir os instrumentos estratégicos de fomento territorial, cultural e turístico, a ampliação da rede de parceiros e o estímulo à inovação nas metodologias e formatos dos eventos, com foco em sustentabilidade, digitalização, acessibilidade e inclusão produtiva.

Segundo o presidente do Sindiprom-ES, Alfonso Silva, a política deve contar com orçamento próprio, planejamento anual e governança compartilhada entre Estado, municípios e sociedade civil.

"O objetivo é criar uma política pública estruturante e transversal para feiras e eventos culturais e de negócios, permitindo ao Estado investir em desenvolvimento territorial sustentável, na economia criativa e no turismo como ativo estratégico.”

O relatório aponta que feiras e eventos fortalecem a economia com a geração de renda, circulação de mercadorias e estímulo ao empreendedorismo. Elas ainda reforçam o status cultural ao valorizar tradições e saberes locais, alimentam a demanda social ao fortalecer redes e vínculos comunitários e também promovem o consumo ambiental de forma consciente e sustentável.

Mercado de feiras

O relatório destaca que o mercado de feiras e turismo produziu quase 500 eventos em todos os municípios, entre 2021 e 2024, gerando 45 mil empregos e movimentando R$ 156 milhões em negócios, com o envolvimento direto de mais de 34.860 empreendedores e a contratação de 117 empresas organizadoras. 

Vale ressaltar que o setor gerou a mobilização de 4.900 fornecedores de serviços, reuniu um público estimado em 3,9 milhões de visitantes, além de prospectar negócios futuros na casa dos R$ 143 milhões. Os eventos realizados contemplaram a valorização de vocações regionais, como a agricultura familiar, o artesanato, a gastronomia identitária e o turismo rural. (Por Kelly Kalle/AsImp/C2)

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