ECONOMIA CAPIXABA

Turismo capixaba tem o melhor mês de maio dos últimos 11 anos

O volume de atividades turísticas cresceu 6,9% em relação a maio de 2024, segundo IBGE.

Em 25/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

As atividades turísticas acumulam crescimento de 8,2% de janeiro a maio, indicador mais alto que a média nacional, de 7%, e têm a 2ª maior movimentação de 2025, atrás apenas de janeiro

O turismo do Espírito Santo segue em ritmo de expansão e alcançou em maio o melhor desempenho para o mês dos últimos 11 anos, ficando atrás apenas de 2023. O volume de atividades turísticas cresceu 6,9% em relação a maio de 2024 e registrou alta de 1,7% na comparação com abril deste ano, enquanto o Brasil teve retração de 0,7% no mesmo período. Com esse resultado, o Espírito Santo apresentou a terceira maior variação mensal entre os 17 estados analisados, atrás apenas do Paraná (2,6%) e do Rio de Janeiro (2,3%).

Maio foi também a segunda maior movimentação do turismo capixaba em 2025, atrás apenas do mês de janeiro, que concentra a alta temporada de verão. Com os resultados, o setor acumula crescimento de 8,2% de janeiro a maio, índice superior à média nacional (7%).

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tajetória

Outro dado importante é que, desde julho de 2024, todos os meses registraram volumes de atividades superiores aos respectivos períodos do ano anterior, o que evidencia a trajetória positiva do setor turístico no Espírito Santo recentemente.

O presidente da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES), Raimundo Nonato, também comemorou os resultados.

“O desempenho de maio comprova que o turismo capixaba está cada vez mais diversificado e estruturado. Isso é fruto da soma de esforços entre o setor produtivo, as entidades e o poder público, que têm trabalhado para manter o Espírito Santo em evidência como destino turístico durante o ano todo.”

A pesquisa mostrou ainda que os preços de alguns produtos turísticos apresentaram comportamento favorável ao consumidor. As passagens aéreas na Grande Vitória caíram 16,85% em relação a abril, superando a queda nacional de 11,31%. No acumulado do ano, a redução chega a 26,3%. Os pacotes turísticos também recuaram 1,48% em maio e acumulam queda de 9,86% em 2025, enquanto os preços da alimentação fora do domicílio – que incluem bares e restaurantes – permaneceram praticamente estáveis, com leve alta de 0,07%.

Preços de passagens

De acordo com o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, a redução nos preços de passagens e pacotes turísticos contribui para tornar o Espírito Santo um destino mais acessível.

“A redução nos preços de passagens e pacotes turísticos contribui para tornar o Espírito Santo um destino mais acessível, especialmente para visitantes de outras regiões. Esse cenário reforça a competitividade do estado e favorece o crescimento do fluxo de turistas, com impactos positivos na economia do setor.”.

Além disso, a movimentação de passageiros aéreos manteve-se elevada. O Aeroporto de Vitória recebeu 141.929 passageiros em maio, maior volume mensal registrado no ano. Esse número supera o movimento de 11 dos 12 meses de 2024, ficando atrás apenas de dezembro (143.855).

Em relação a maio do ano anterior, o crescimento foi de 21,6%. Já no acumulado de janeiro a maio de 2025, o aeroporto contabilizou 644.509 desembarques, representando um aumento de 11,6% frente ao mesmo período de 2024. Em todos os meses do ano até agora, a movimentação aérea superou os volumes observados nos meses equivalentes do ano anterior.

Diversidade

Com esse cenário positivo, o turismo capixaba caminha para fechar o primeiro semestre com um ótimo desempenho, impulsionado pela diversidade de atrativos turísticos no estado, de acordo com o coordenador do Connect Fecomércio-ES.

“Com o fim da alta temporada de sol e praia, típica do verão, cresce o interesse por experiências ligadas ao turismo de montanha, de aventura, ecológico e gastronômico”, ressaltou Spalenza. (Por Lelly Kalle/AsImp)

Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK

Leia também:

Setor de serviços capixaba cresce pelo terceiro mês consecutivo
Setor de serviços capixaba cresce pelo terceiro mês consecutivo
Preço de itens de primeira necessidade varia em mais de 200%
Espírito Santo tem 86,5 mil inadimplentes a menos em junho
Comércio exterior capixaba cresceu 15,8% no mês de junho
Espírito Santo criou 7.294 empregos formais no mês de maio

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET