SAÚDE

US de Ataíde promove encontro para gestantes e lactantes

Unidade de Saúde de Ataíde, em Vila Velha, promove encontro para gestantes e lactantes

Em 04/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Conduzida pela equipe multiprofissional da unidade, a atividade aborda, a cada edição, um tema diferente. Desta vez, o foco será a amamentação, com condução da enfermeira Mayra Luiza de Souza.

Temas relacionados à maternidade estarão em pauta no encontro para gestantes e lactantes que acontece nesta sexta-feira (5), às 9 horas, na Unidade de Saúde de Ataíde. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Conduzida pela equipe multiprofissional da unidade, a atividade aborda, a cada edição, um tema diferente. Desta vez, o foco será a amamentação, com condução da enfermeira Mayra Luiza de Souza. Durante o encontro, as participantes poderão tirar dúvidas, receber orientações e compartilhar experiências sobre os desafios e descobertas da gestação e do pós-parto.
 
Realizado mensalmente, o grupo de gestantes tem como objetivo fortalecer o cuidado durante o pré-natal, esclarecer questões sobre o parto e oferecer informações práticas sobre os primeiros cuidados com o bebê. Além das orientações, o espaço funciona como um momento de acolhimento e troca entre mulheres que estão vivendo fases semelhantes da maternidade.
 
Cuidado completo à gestante
 
Todas as unidades de saúde de Vila Velha realizam acompanhamento pré-natal, disponível para qualquer mulher com suspeita de gravidez que procure a unidade do seu bairro. Após a confirmação da gestação, são feitos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C) e agendada a primeira consulta, que inclui avaliação clínica, exames laboratoriais, atualização vacinal, encaminhamento ao dentista e classificação do risco gestacional.
 
Gestantes de risco habitual seguem acompanhamento regular na própria unidade, com consultas mensais até a 28ª semana, quinzenais até a 36ª e semanais até o parto. Já as gestantes de alto risco são acompanhadas tanto pelos profissionais da unidade quanto por obstetras do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas), em um trabalho integrado que envolve toda a equipe de saúde da família. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Dezembro Laranja reforça cuidados contra o câncer de pele
Cariacica realiza mutirão contra dengue neste sábado (6)
Vitória abre agendamento para vacinação contra bronquiolite
Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares
Dia D da Saúde: unidades de saúde realizam ação no sábado
Governo Federal começa a distribuir vacina contra VSR

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET